![]() |
Com 54 filmes sobre a temática nuclear, o 2° Festival Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear – Uranium Film Festival – acontece na Cinemateca do MAM, de 28 de junho a 14 de julho. Temas como mineração de urânio, centrais nucleares, bombas atômicas e lixo radioativo são abordados em filmes independentes de cineastas de todo mundo.
O festival quer incentivar as produções com a temática nuclear, que é um ponto importante nas discussões sobre o futuro da humanidade no planeta. Com curtas e longas, a expectativa é despertar o interesse do público e enriquecer a discussão sobre energia nuclear.
As categorias premiadas em 2012 serão: melhor longa-metragem, melhor curta-metragem e melhor filme de animação. O prêmio é o “Yellow Oscar”, que é um modelo do último bonde do Rio de Janeiro, feito a partir de materiais reciclados, com um ligeiro “extra”, o modelo feito para o “Yellow Oscar” é um bonde movido à energia solar. “Yellow”, significa amarelo em inglês, e é a cor de alerta, além de ser a cor do próprio urânio radioativo. A cerimônia de premiação será no último dia do Festival, dia 14 de julho, no MAM.
Todos os filmes são exibidos na Cinemateca do MAM, com classificação indicativa de 16 anos. Os ingressos custam R$5,00 (inteira), maiores de 60 e estudantes pagam R$2,00. Confira a programação completa dos filmes aqui. Depois do Rio de Janeiro, o festival segue para outras cidades do Brasil e do mundo.
Serviço
O que: 2°Festival de Internacional de Filmes sobre Energia Nuclear – Uranium Film Festival
Quando: de 28 de junho a 14 de julho
Onde: Cinemateca do Museu de Arte Moderna, MAM
Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo
Ingressos: Inteira – 5 reais ; estudantes ou maiores de 60 pagam 2 reais.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Planeta vai ultrapassar 1,5ºC de aquecimento e precisa lidar com consequências
Relatório do Pnuma aponta que humanidade já enfrenta um mundo perigosamente mais quente; mesmo no cenário mais otimista, aquecimento deve atingir 1,8ºC →
Guarás do Recôncavo revelam a importância dos manguezais
O aumento dos avistamentos da espécie na Bahia é resultado de 30 anos de reflorestamento com mudas nativas e de ações de educação ambiental voltadas a pescadores e marisqueiras →
O todo é maior do que a soma das partes
Podemos ter excelentes protocolos, uma equipe treinada, equipamentos adequados e as melhores medidas preventivas. Mas há algo que não cabe no checklist: a construção da relação →


