Salada Verde

Instituto Mamirauá lança publicação sobre Manejo Florestal

Cartilha apresenta os princípios que norteiam as experiências de manejo na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, no Amazonas.

Redação ((o))eco ·
6 de março de 2014 · 10 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Extração da primeira árvore na concessão florestal na Floresta Nacional do Jamari. Foto: Serviço Florestal Brasileiro/Divulgação.
Extração da primeira árvore na concessão florestal na Floresta Nacional do Jamari. Foto: Serviço Florestal Brasileiro/Divulgação.

Manejo Florestal: É a administração da floresta para a obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando-se os mecanismos de sustentação do ecossistema objeto do manejo e considerando-se, cumulativa ou alternativamente, a utilização de múltiplas espécies.

Esta é a definição de Manejo Florestal instituída pelo inciso IX do Art. 2º da Resolução CONAMA nº 406-2009, de 02 de fevereiro de 2009. O Instituto Mamirauá disponibilizou para download a cartilha sobre Manejo Florestal usado na Reserva Mamirauá.

A cartilha detalha a  legislação sobre Manejo Florestal, os documentos necessários para o licenciamento da atividade e a importância do manejo florestal do ponto de vista ecológico e econômico, tudo numa linguagem bem acessível.

O material também serve às pessoas que trabalham ou pretendem trabalhar com manejo florestal em suas comunidades. A cartilha princípios de manejo florestal pode ser baixada neste link.  

 

Saiba Mais
Princípios de Manejo Florestal

Leia Também
Manejo florestal e preservação de florestas tropicais
A aposta incerta do manejo florestal    
Envolver comunidades é desafio do manejo

 

 

 

Leia também

Salada Verde
15 de abril de 2024

MMA revoga normas de Bolsonaro que dificultavam aplicação de multas ambientais

Mudanças foram publicadas no Diário Oficial nesta segunda-feira (15). Durante gestão anterior, aplicação de multas ambientais na Amazônia caiu 93%

Reportagens
15 de abril de 2024

Área de mangue bem conservado cresce 33% na APA Guapi-Mirim, na Baía de Guanabara

Proteção assegurada por unidades de conservação favoreceu regeneração natural; Atividades do Gaslub (antigo Comperj) ameaçam APA e Esec Guanabara

Reportagens
15 de abril de 2024

Destruição do Cerrado emperra mega corredor da onça-pintada

É inadiável ampliar unidades de conservação e melhor alocar a vegetação legalmente protegida para salvar espécies nativas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.