Salada Verde

Instituto Mamirauá lança publicação sobre Manejo Florestal

Cartilha apresenta os princípios que norteiam as experiências de manejo na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, no Amazonas.

Redação ((o))eco ·
6 de março de 2014 · 9 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Extração da primeira árvore na concessão florestal na Floresta Nacional do Jamari. Foto: Serviço Florestal Brasileiro/Divulgação.
Extração da primeira árvore na concessão florestal na Floresta Nacional do Jamari. Foto: Serviço Florestal Brasileiro/Divulgação.

Manejo Florestal: É a administração da floresta para a obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando-se os mecanismos de sustentação do ecossistema objeto do manejo e considerando-se, cumulativa ou alternativamente, a utilização de múltiplas espécies.

Esta é a definição de Manejo Florestal instituída pelo inciso IX do Art. 2º da Resolução CONAMA nº 406-2009, de 02 de fevereiro de 2009. O Instituto Mamirauá disponibilizou para download a cartilha sobre Manejo Florestal usado na Reserva Mamirauá.

A cartilha detalha a  legislação sobre Manejo Florestal, os documentos necessários para o licenciamento da atividade e a importância do manejo florestal do ponto de vista ecológico e econômico, tudo numa linguagem bem acessível.

O material também serve às pessoas que trabalham ou pretendem trabalhar com manejo florestal em suas comunidades. A cartilha princípios de manejo florestal pode ser baixada neste link.  

 

Saiba Mais
Princípios de Manejo Florestal

Leia Também
Manejo florestal e preservação de florestas tropicais
A aposta incerta do manejo florestal    
Envolver comunidades é desafio do manejo

 

 

 

Leia também

Reportagens
27 de janeiro de 2023

Apib representa criminalmente ex-presidente Jair Bolsonaro por omissão na proteção do território Yanomami

Além do ex-mandatário, o ex-presidente da Funai, Marcelo Xavier e a ex-ministra e atual senadora Damares Alves são citados. A ação destaca possível incentivo para invasões da área protegida

Notícias
27 de janeiro de 2023

Mauro Mendes quer “desfederalização” do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

É a primeira vez que um parque federal seria transformado em estadual no País, aponta Rede Pró-Unidades de Conservação. Alteração pode diminuir poder de acionar mecanismos de proteção

Notícias
27 de janeiro de 2023

Justiça federal e estadual avaliam três ações civis públicas contra Complexo Termelétrico em Macaé

Desabastecimento hídrico e poluição atmosférica estão entre as irregularidades apontadas pelo Instituto Arayara, que reivindica estudos fundamentais negligenciados no licenciamento

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta