Salada Verde

Instituto Mamirauá lança publicação sobre Manejo Florestal

Cartilha apresenta os princípios que norteiam as experiências de manejo na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, no Amazonas.

Redação ((o))eco ·
6 de março de 2014 · 8 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Extração da primeira árvore na concessão florestal na Floresta Nacional do Jamari. Foto: Serviço Florestal Brasileiro/Divulgação.
Extração da primeira árvore na concessão florestal na Floresta Nacional do Jamari. Foto: Serviço Florestal Brasileiro/Divulgação.

Manejo Florestal: É a administração da floresta para a obtenção de benefícios econômicos, sociais e ambientais, respeitando-se os mecanismos de sustentação do ecossistema objeto do manejo e considerando-se, cumulativa ou alternativamente, a utilização de múltiplas espécies.

Esta é a definição de Manejo Florestal instituída pelo inciso IX do Art. 2º da Resolução CONAMA nº 406-2009, de 02 de fevereiro de 2009. O Instituto Mamirauá disponibilizou para download a cartilha sobre Manejo Florestal usado na Reserva Mamirauá.

A cartilha detalha a  legislação sobre Manejo Florestal, os documentos necessários para o licenciamento da atividade e a importância do manejo florestal do ponto de vista ecológico e econômico, tudo numa linguagem bem acessível.

O material também serve às pessoas que trabalham ou pretendem trabalhar com manejo florestal em suas comunidades. A cartilha princípios de manejo florestal pode ser baixada neste link.  

 

Saiba Mais
Princípios de Manejo Florestal

Leia Também
Manejo florestal e preservação de florestas tropicais
A aposta incerta do manejo florestal    
Envolver comunidades é desafio do manejo

 

 

 

Leia também

Notícias
20 de outubro de 2021

Desmatamento na Amazônia já chega a quase 9 mil km² em 2021, mostra Imazon

Somente em setembro foram destruídos 1.224 km² de floresta, área equivalente a mais de 4 mil campos de futebol por dia. Números sãos os maiores em 10 anos

Salada Verde
20 de outubro de 2021

Em comemoração de seus 10 anos, Onçafari lança concurso de fotografia

Fotógrafos profissionais e amadores podem se inscrever até o dia 14 de novembro. Vencedores terão a oportunidade de fotografar a fauna e flora existentes na sede da Onçafari, no Pantanal

Notícias
20 de outubro de 2021

INPE não tem recursos garantidos para pagamento de água e luz até final do ano

Destinação de R$ 5 milhões pela AEB deu um respiro ao Instituto, mas órgão ainda aguarda verba de outras fontes para honrar despesas de funcionamento até dezembro

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta