Notícias

Mangue Seco, um dos grandes atrativos de Jericoacoara

A vila de pescadores e as inúmeras lagoas de águas doce ou salgada servem de abrigo para cavalos marinhos.

Fabíola Ortiz ·
22 de abril de 2014 · 10 anos atrás

Praia do Mangue Seco no Parque Nacional de Jericoacoara. Foto: Aldízio Filho
Praia do Mangue Seco no Parque Nacional de Jericoacoara. Foto: Aldízio Filho

Considerada uma das dez mais belas praias do planeta pelo jornal norte-americano “The Washington Post”, Jericoacoara conquista seus visitantes pela beleza cênica de dunas e mangues.

O Parque Nacional de Jericoacoara está localizado nos municípios de Cruz e Jijoca de Jericoacoara, no litoral do Ceará, a cerca de 300 km de Fortaleza. São mais de 8 mil hectares de praias, dunas, lagoas, formações rochosas como a Pedra Furada e o farol no Serrote, uma colina de apenas 100 metros de altitude.

Segundo a administração do Parque Nacional, meio milhão de visitantes escolhe “Jeri” para fazer turismo todos os anos.

Em pouco tempo, Jericoacoara ganhou fama internacional como destino turístico. Em 1987, recebeu menção do jornal “The Washington Post” com o título “A Beleza e a Praia” (The Beauty and the Beach“, em inglês). Antes mesmo, a “Revista Geográfica Universal” publicou, em 1984, um artigo intitulado “Jericoacoara: um paraíso no Ceará”.

A belíssima foto da Praia de Mangue Seco, que ilustra esse post, é um dos grandes atrativos locais. Ela é uma contribuição de Aldízio Filho ao Wikiparques.

Mangue Seco é um pequeno povoado de pescadores onde residem cerca de 200 famílias assentadas pelo INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) a 5 km da praia de Jericoacoara.

No caminho de Jeri para a vila, existe a Praia de Mangue Seco onde o Rio Guriu se encontra com o mar e forma uma lagoa salgada que serve de abrigo para cavalos marinhos, conhecida como “Gamboa”.

No período chuvoso, de janeiro a maio, inúmeras lagoas de água doce se formam entre as dunas. No entanto, segundo informou a administração do Parque, desde 2010, a estação chuvosa fica mais fraca e as lagoas, além de mais secas, não passam de dez. Há pouco mais de cinco anos, elas somavam dezenas.

Explore o Wikiparques para conhecer outras áreas protegidas no Nordeste. Ah, e não esqueça que você pode criar uma conta e contribuir também com informações, fotos e debates.

 

Leia também
Parque Nacional de Ubajara
Parque Nacional da Furna Feia
Área de Proteção Ambiental Jenipabu

 

  • Fabíola Ortiz

    Jornalista e historiadora. Nascida no Rio, cobre temas de desenvolvimento sustentável. Radicada na Alemanha.

Leia também

Notícias
27 de março de 2024

G20 lança até o final do ano edital internacional de pesquisa sobre a Amazônia

Em maio será definido o orçamento; temas incluem mudanças climáticas, risco de desastres, justiça ambiental e conhecimentos indígenas

Colunas
27 de março de 2024

O papel do jornalismo na construção de uma nova mentalidade diante da Emergência Climática

Assumir a responsabilidade com a mudança de pensamento significa assumir o potencial do jornalismo em motivar reflexões e ações que impactam a sociedade

Reportagens
27 de março de 2024

ICMBio tem menos de R$ 0,13 para fiscalizar cada 10.000 m² de áreas protegidas

Acidente com servidores no Amapá escancara quadro de precariedade. Em situação extrema, além do risco de morte, envolvidos tiveram de engolir o próprio vômito

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. Eu estive na Praia de Mangue Seco um lugar maravilhoso. Recomendo a Todos!


  2. Carlos Eduardo diz:

    O mangue seco não é em Jericoacoara, é em Camocim!!!