Notícias

A baleia-franca-do-atlântico-norte e o incerto destino

No passado, baleeiros a chamavam de a "baleia certa" por ser considerada fácil de caçar. Das milhares que existiam, hoje sobrevivem apenas 300.

Redação ((o))eco ·
22 de janeiro de 2015 · 7 anos atrás

Uma baleia-franca-do-atlântico-norte ([i]Eubalaena glacialis[/i]) e seu filhote. Foto:
Uma baleia-franca-do-atlântico-norte ([i]Eubalaena glacialis[/i]) e seu filhote. Foto:

A baleia-franca-do-atlântico-norte (Eubalaena glacialis) é um mamífero cetáceo da família Balaenidae encontrado ao longo das águas temperadas da costa atlântica da América do Norte. Por sua natureza dócil, por se alimentar de forma lenta e próxima à superfície, por sua tendência de nadar próximo à costa, e por alto teor de gordura tão alto que mantém o animal boiando mesmo após a morte, baleias-francas foram um alvo preferencial para os baleeiros, que as consideravam as baleias “certas” para caçar. Estima-se que estas baleias foram extintas na região leste do Atlântico Norte e sobrevivem apenas ao longo da costa leste dos EUA e Canadá. Sob proteção da Comissão Baleeira Internacional desde 1935, a espécie ainda está ameaçada por colisões de navios, enredamento em redes de pesca e pelo tráfego marítimo. Com uma população pequena, de crescimento lento, qualquer ameaça pode ter um impacto adverso significativo, motivo pelo qual a IUCN lista o baleia-franca-do-atlântico-norte como uma espécie Em Perigo de extinção.

 

Leia Também
Os dugongos merecem mais respeito
O segundo turno da doninha-de-patas-pretas
A baleia-comum hoje é baleia-rara

 

 

 

Leia também

Notícias
26 de novembro de 2021

Informação obtida via LAI revela que MCTI recebeu dados do desmatamento em 1º de novembro

Ministro Marcos Pontes disse que dados não foram publicados antes da Conferência do Clima porque ele estava de férias. Agenda oficial registra férias entre 8 e 19 de novembro

Notícias
26 de novembro de 2021

Jornalismo digital brasileiro se une em campanha de financiamento

Ação reúne 26 organizações com objetivo de arrecadar doações para fortalecimento do jornalismo digital de qualidade

Reportagens
26 de novembro de 2021

MPF pede anulação da Licença de Instalação do Linhão Tucuruí na terra Waimiri Atroari

Ação aponta que União e a Transnorte agem ilegalmente no licenciamento da obra. Autossuficientes em energia elétrica, os Waimiri Atroari são contra o empreendimento e sentem “a floresta sangrar”

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta