Notícias

Iguaçu pode mudar Plano de Manejo para permitir carros

Plano atual proíbe veículos como carros e ônibus de turismo privados na estrada que leva às cataratas. Prejudicados apelaram ao governo.

Redação ((o))eco ·
19 de dezembro de 2013 · 10 anos atrás
Para permitir o acesso as Cataratas do Iguaçu (acima), governo deverá mudar o Plano de Manejo do Parque. Foto: wikipédia.
Para permitir o acesso as Cataratas do Iguaçu (acima), governo deverá mudar o Plano de Manejo do Parque. Foto: wikipédia.

Chegaram a Brasília os protestos contra a decisão da Justiça que exigiu que a direção do Parque Nacional do Iguaçu cumpra o plano de manejo e proiba o tráfego de veículos privados na estrada para as cataratas. O parque é o segundo mais visitado do país e a proibição afeta o setor de turismo em Foz do Iguaçu.

O apelo do setor de turismo sensibilizou a ministra Izabella Teixeira, que prometeu estudar o assunto. Revisar o Plano de Manejo da unidade de conservação entrou na pauta, já que ele proíbe a circulação de carros de passeios, táxis, vans e ônibus de turismo no local. Apenas os ônibus da concessionária Cataratas do Iguaçu S.A, que administra a visitação turística no Parque, podem fazer o percurso.

Desde 2009, o ICMBio responde na Justiça por não cumprir essa parte do plano de manejo. Na época, o atropelamento e morte de uma onça-pintada (Panthera onca) dentro do Parque motivou a ação civil pública iniciada pelo Instituto Justiça Ambiental (IJA), que, em seguida, desistiu da ação. Ela continuou através do Ministério Público Federal.

Em 2012, o Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região decidiu punir o ICMBio e determinar o cumprimento do plano de Manejo. A entrada em vigor do cumprimento exigido pela Justiça foi sendo adiado e a portaria 163/2013 vence agora, no dia 29 de dezembro.

A briga é tanta que representantes do setor de turismo e o governo municipal foram até a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, que desde o ano passado promete interceder junto à ministra Izabella para conseguir um meio termo na negociação.

A resposta veio na última terça-feira (17). Em reunião na Casa Civil, onde estavam presentes as ministras Gleisi Hoffmann e Izabella Teixeira, o prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira (PSB), o deputado federal Professor Sérgio Paulo de Oliveira (PSC-PR), o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, e representantes do setor de turismo de Foz de Igaçu.

O deputado Professor Sérgio é um dos defensores do atual sistema que permite veículos particulares no Parque. Ele saiu otimista da reunião. Em entrevista à rádio CBN, afirmou que a ministra Izabella Teixeira se comprometeu a retirar a portaria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que proíbe a entrada de veículos de turismo privativo e táxis no interior do Parque Nacional do Iguaçu, até que o Plano de Manejo seja revisto.

 

 

Leia Também
Juiz proíbe veículos em Iguaçu para proteger fauna
ICMBio questionado por atropelamento de onça
Tragédia anunciada no Parna do Iguaçu

 

 

 

Leia também

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.