Notícias

A baleia-franca-do-atlântico-norte e o incerto destino

No passado, baleeiros a chamavam de a "baleia certa" por ser considerada fácil de caçar. Das milhares que existiam, hoje sobrevivem apenas 300.

Redação ((o))eco ·
22 de janeiro de 2015 · 10 anos atrás

Uma baleia-franca-do-atlântico-norte ([i]Eubalaena glacialis[/i]) e seu filhote. Foto:
Uma baleia-franca-do-atlântico-norte ([i]Eubalaena glacialis[/i]) e seu filhote. Foto:

A baleia-franca-do-atlântico-norte (Eubalaena glacialis) é um mamífero cetáceo da família Balaenidae encontrado ao longo das águas temperadas da costa atlântica da América do Norte. Por sua natureza dócil, por se alimentar de forma lenta e próxima à superfície, por sua tendência de nadar próximo à costa, e por alto teor de gordura tão alto que mantém o animal boiando mesmo após a morte, baleias-francas foram um alvo preferencial para os baleeiros, que as consideravam as baleias “certas” para caçar. Estima-se que estas baleias foram extintas na região leste do Atlântico Norte e sobrevivem apenas ao longo da costa leste dos EUA e Canadá. Sob proteção da Comissão Baleeira Internacional desde 1935, a espécie ainda está ameaçada por colisões de navios, enredamento em redes de pesca e pelo tráfego marítimo. Com uma população pequena, de crescimento lento, qualquer ameaça pode ter um impacto adverso significativo, motivo pelo qual a IUCN lista o baleia-franca-do-atlântico-norte como uma espécie Em Perigo de extinção.

 

Leia Também
Os dugongos merecem mais respeito
O segundo turno da doninha-de-patas-pretas
A baleia-comum hoje é baleia-rara

 

 

 

Leia também

Análises
19 de novembro de 2024

Vocês já viram o resultado do Pacto pela Transformação Ecológica dos Três Poderes?

Já estamos colecionando decisões judiciais contra o meio ambiente e não é de hoje. Mas o que nos espanta são as últimas decisões divulgadas pela grande mídia. Uma mais assustadora do que a outra. O crime ambiental de Mariana, em Minas Gerais, acaba de ter decisão que absolveu as empresas que exploram o meio ambiente

Colunas
19 de novembro de 2024

10 Livros para Mergulhar em Conservação, parte 5: Colapso

A ideia central deste livro espetacular é que os problemas ambientais são importantes atores subestimados da história

Reportagens
19 de novembro de 2024

SPVS completa 40 anos com legado de transformação no Paraná

ONG é responsável pela proteção de mais de 19 mil hectares de Mata Atlântica e mantém diversos projetos bem-sucedidos de conservação de fauna e flora.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.