Notícias

Ambientalistas lançam nota contra proposta que recorta Jamanxim

Organizações socioambientais pedem para que Congresso rejeite proposta de Temer que reduz Floresta Nacional em Novo Progresso, no Pará

Daniele Bragança ·
27 de julho de 2017 · 7 anos atrás
Vista de reabanho de gado na Flona de Jamanxim, alvo da Operação Boi Pirata II . Foto: Nelson Feitosa/Ibama.
Vista de reabanho de gado na Flona de Jamanxim, alvo da Operação Boi Pirata II . Foto: Nelson Feitosa/Ibama.

As principais organizações ambientalistas do país lançaram nesta quinta-feira (27) um pedido para que o Congresso Nacional rejeite a nova proposta do governo Temer de reduzir a proteção da Floresta Nacional do Jamanxim. Segundo os ambientalistas, a medida proposta beneficia grileiros e pode dobrar o desmatamento na região.

Antes do Congresso entrar em recesso, o governo reencaminhou a proposta de transformar parte da Floresta Nacional de Jamanxim em Área de Proteção Ambiental (APA) – unidade de conservação que permite atividades como pecuária e agricultura. Dessa vez, ao invés de Medida Provisória, o governo enviou um projeto de lei em caráter de urgência.

O PL substitui a polêmica Medida Provisória 756, que originalmente tiraria 305 mil hectares da unidade de conservação (e o Congresso estendeu para tiraria 486 mil) e foi vetada no mês passado pelo presidente Michel Temer.

Demorou quatro semanas para o governo ceder às pressões da bancada ruralista. Em resposta, organizações ambientalistas – Greenpeace Brasil, ICV, Imaflora, Imazon, IPAM, ISA, TNC Brasil e WWF Brasil – se uniram e lançaram uma nota sobre as consequências destrutivas desta medida para o meio ambiente e o país.

“Repudiamos o PL apresentado pelo governo federal ao Congresso Nacional e pedimos, como representantes da sociedade civil, a sua rejeição. Qualquer redução dos limites acarretará em mais conflitos na região e também em mais desmatamento, que, por sua vez, coloca em risco o futuro econômico do Brasil e o futuro climático da região”, diz a nota.

Na nota, as organizações alertam que:

  • O PL representa um subsídio de pelo menos meio bilhão de reais aos grileiros que dominam a região.
  • O PL não visa atender às pequenas propriedades (até 4 módulos fiscais) ou à agricultura familiar. A área média requerida por ocupantes da Flona é de 1.700 hectares, ou seja, quase 23 vezes um lote da agricultura familiar, que naquela região tem 75 hectares.
  • A Flona do Jamanxim foi a Unidade de Conservação mais desmatada entre 2012 e 2015. Com a medida, o desmatamento na região pode mais que dobrar até 2030, com corte extra de 138 mil hectares e emissão de 67 milhões de toneladas de gás carbônico.
  • Dentro dos 354 mil hectares, há 312 embargos ambientais, resultado de grandes operações realizadas pelo Ibama na região. Ou seja, ao conceder a regularização fundiária dessas áreas, o Estado brasileiro desmoraliza ainda mais a própria política pública de controle do desmatamento, premiando com terra os criminosos.
  • A redução da Flona de Jamanxim se junta a outras medidas conduzidas por Temer e pelo Congresso Nacional, que desmontam todo o trabalho realizado nos últimos anos para reduzir o desmatamento na Amazônia. Ao usar o meio ambiente como moeda de troca para se manter na cadeira da presidência, Temer tem favorecido grileiros e grandes desmatadores, e segue na direção contrária às políticas nacionais e aos compromissos internacionais assumidos pelo Brasil para a proteção de florestas e do clima.

 

Confira  a íntegra da nota.

 

Leia Também

Grileiros ganham meio bilhão com redução de Jamanxim

Sarney Filho resolve que destino de Jamanxim está nas mãos do ICMBio

Governo propõe ao Congresso cortar 350 mil hectares de floresta no Pará

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Reportagens
13 de julho de 2017

Governo propõe ao Congresso cortar 350 mil hectares de floresta no Pará

Planalto cede a pressão de ruralistas e deverá enviar nas próximas horas ao Congresso o projeto de lei retirando parte da Floresta Nacional do Jamanxim

Reportagens
25 de junho de 2017

Sarney Filho resolve que destino de Jamanxim está nas mãos do ICMBio

Em coletiva ao lado de deputado ruralista, ministro disse que acatará decisão do órgão, mas diretor havia afirmado anteriormente que parecer seguiria o acordo que ministro fez para conseguir o veto

Notícias
14 de julho de 2017

Grileiros ganham meio bilhão com redução de Jamanxim

Por nova lei, regularização de área que poderá ser transferida a posseiros será feita por uma fração do valor de mercado

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 3

  1. PAndre diz:

    Kkkkkkkk, faz um ano atrás era Nota de Apoio aos "novos" rumos do MMA e Gov. Federal, agora Nota de Repúdio, enquanto pensam suas "Notas" o pau tá quebrando, quando é conveniente fecham os olhos, e quando abrem é tarde demais !! Kkkkkkk, essas organizações ambientalistas são uma piada, nada que um projetinho irrigado de $ não cale a boca; e o teatro (tragi-comédia) do meio ambiente no Brasil continua enquanto a vida real acaba com o que resta…


  2. $ Velho ditado $ diz:

    "De$confio de quem lucra defendendo ideologia$!"


  3. paulo diz: