A presidente do Chile, Michelle Bachelet e Kristine McDivitt Tompkins — presidente e CEO da Conservação Tompkins –, assinaram nesta quarta-feira (31) os decretos de criação dos Parques Nacionais Pumalín e Patagônia do Chile. É a maior doação de terras feitas por uma entidade privada no país. A área doada é de 404.686 hectares.
A ação é apenas o início de um compromisso firmado em 2017, entre a presidente do Chile e de Kristine McDivitt Tompkins, para a criação de uma rede de cinco novos parques nacionais no país e a expansão de outros três.
Com a iniciativa, o Chile espera alcançar mais de 4.046.856 hectares: um milhão doados pelos Tompkins, mais 9 milhões de acres de terras federais do Chile. Em escala, é três vezes maior que os famosos parques de Yosemite e Yellowstone juntos, ou quase o tamanho da Suíça.
Com a assinatura dos decretos, a presidente Michelle Bachelet assume um papel de protagonista na conservação. “Com essas belas terras, suas florestas, seus ricos ecossistemas, nós ampliamos a rede de parques para mais de 4.046.856 hectares. Assim, teremos um aumento de 38,5% para 81,1% de áreas protegidas no Chile”, afirmou Bachelet, em discurso.
A Fundação Tompkins foi criada há 25 anos pelo empresário americano Douglas Tompkins, também fundador das empresas North Face e Espirit. Doug, como era chamado pelos amigos, investiu a sua fortuna na conservação da natureza com a criação de instituições como a Conservation Land Trust (CLT) e passou a liderar o desenvolvimento de projetos de proteção de grandes áreas no Chile e na Argentina. Após a sua morte, sua esposa deu continuidade aos seus projetos. “Estou orgulhosa do meu marido Doug e sua visão que continua a guiar-nos, para além de toda a nossa equipe, para completar estes dois parques nacionais e uma rede mais ampla, um marco importante dos nossos primeiros 25 anos de trabalho”, disse Kristine Tompkins.
O Parque Nacional Pumalín e o Parque Nacional Patagônia do Chile serão destinos-chave na rede de parques de Patagônia chilena. Estes parques já estão abertos ao público.
Assista ao vídeo sobre os Parques:
Leia Também
Chile anuncia criação de terceiro maior parque marinho do mundo
Leia também
Copa do Mundo das áreas protegidas: Chile
Na Copa das áreas protegidas o Chile sempre foi freguês do Brasil. Saiba mais sobre os Parque Nacionais deste país que estreia na Copa 2014 contra a Austrália. →
Chile anuncia criação de terceiro maior parque marinho do mundo
Com o anúncio de duas novas áreas protegidas, uma delas em torno da Ilha de Páscoa, país passa a proteger 12% de seu território marinho. →
Chile anuncia a criação de reserva marinha em Congresso
Área protegida foi anunciada, em 2015, pela presidente Michelle Bachelet. Mas, governo chileno deixou decisão final nas mãos do povo indígena rapanui →
Parabéns a todos, que concretizaram estes Parques Nacionais no Chile.