Notícias

Belém é confirmada como sede da Conferência do Clima em 2025, diz Lula

Anúncio foi feito em vídeo pelo presidente e pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Decisão foi tomada pela ONU no dia 18 de maio, diz governo

Cristiane Prizibisczki ·
26 de maio de 2023

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, no início da tarde desta sexta-feira (26), que a cidade de Belém (PA) foi confirmada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como sede da Conferência do Clima de 2025, a COP-30.

O anúncio foi feito pela conta do Twitter do presidente, em vídeo gravado na companhia do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e do governador do Pará, Helder Barbalho.

“Tenho uma notícia extraordinária para o povo do estado do Pará, para a cidade de Belém e para o Brasil”, disse o presidente.

Em seguida, o ministro Mauro Vieira informa que a decisão foi tomada pela ONU na última semana.

“Eu queria confirmar que as Nações Unidas aprovaram, no último dia 18 de maio, a realização da Conferência das Partes, da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança de Clima, na cidade de Belém do Pará, em novembro de 2025. Será a COP-30, proposta do presidente Lula, ainda como presidente eleito, em novembro do ano passado, na última reunião da COP, no Egito, na cidade de Sharm el Sheik”, disse. 

Vieira ainda destacou o fato de que esta será a primeira vez que o Brasil sedia uma Conferência do Clima. “Essa é uma grande notícia. Será a primeira vez que teremos uma reunião dessa magnitude sobre mudança de clima, e na cidade de Belém”, disse o ministro, em referência à campanha iniciada por Lula para que a COP fosse feita em algum estado da Amazônia. Inicialmente, Manaus (AM) também estava na disputa.

Segundo o governador Helder Barbalho, a cidade de Belém está preparada para sediar o encontro. “Aumenta a nossa responsabilidade de mostrar que o Brasil está preparado, e acima de tudo a responsabilidade da agenda ambiental, conciliando os amazônidas de nossa região, e claro, o respeito ao meio ambiente”.

O local sede das Conferências do Clima alterna entre as cinco regiões reconhecidas pela ONU: África, Ásia, América Latina e Caribe, Europa Central e Oriental, e Europa Ocidental e outros. 

Em 2025, será a vez da região “América Latina e Caribe” sediar o evento. Cada país dessas regiões pode lançar sua candidatura, mas a decisão final cabe a todos os países-membros da ONU. 

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Notícias
16 de fevereiro de 2023

No Reino Unido, Helder Barbalho faz campanha para que Brasil seja sede da COP 30

Governador do Pará se encontrou com o parlamentar britânico Alok Sharma, que presidiu a Conferência do Clima de Glasgow, em 2021

Notícias
31 de janeiro de 2023

Em 12 anos, Pará só recuperou um dos mais de 10 mil imóveis cancelados por grilagem no estado

Pesquisa revela caos na política fundiária paraense. Líder no desmatamento da Amazônia, estado não sabe o status de 10.396 imóveis registrados ilegalmente

Notícias
23 de maio de 2023

EUA e União Europeia pedem saída de lobista do petróleo da chefia da COP-28

Mais de 130 legisladores da União Europeia e Estados Unidos criticam influência da indústria do petróleo e gás nas negociações climáticas internacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. MIRIAM DE BARROS FREITAS diz:

    Normalmente, grandes eventos são utilizados para desviar a atenção dos gastos e propiciar desvios. A Copa do mundo é Olimpíadas provaram isso. E esse governo já mostrou que é mestre nisso. Todo cuidado é pouco.


  2. Absalão Ebenezer diz:

    Opa, boa notícia pras empresas que organizam buffets e coffee-breaks em Belém…e só! De resto: “business as usual”, “greenwashing”, etc…