Com mais de 20 anos de carreira dedicada a registrar a vida selvagem no Brasil, o fotógrafo mineiro João Marcos Rosa foi escolhido como o mais novo membro da Liga Internacional dos Fotógrafos pela Conservação (ILCP). O grupo reúne grandes nomes da fotografia e cinema de natureza do mundo, como Cristina Mittermeier, Joel Sartore e Tim Laman. Ao todo, a liga conta com 120 membros por todo mundo. João Marcos Rosa é o segundo brasileiro a entrar pro time, ao lado do fotógrafo Luciano Candisani.
“Representar a fotografia do nosso país ao lado de um profissional como o Luciano Candisani é uma grande missão. Ele sempre foi uma grande referência e também um conselheiro quando precisei. Temos imensos desafios pela frente e estar ao lado dele nesse movimento é uma forma de fortalecer nossa luta pela conservação”, conta Rosa.
João Marcos Rosa iniciou sua carreira como fotógrafo profissional em 1998, voltado aos registros da cultura e vida selvagem brasileiras. Formado em jornalismo, especializou-se em documentar histórias ligadas à biodiversidade e à conservação. Desde 2004, colabora para a National Geographic Brasil.
A ILCP tem como missão apoiar a conservação ambiental e cultural através de histórias visuais, seja foto ou vídeo, produzidas de forma ética. Para isso, a organização busca ampliar a voz desses profissionais para que seus trabalhos sobre temas como biodiversidade e mudanças climáticas, tenham mais impacto e alcance, e ajudem a inspirar ações em rede.
“Para mim, é uma honra imensa fazer parte dessa organização que luta pela conservação do nosso planeta em tempos tão difíceis. Fico feliz com o reconhecimento da minha trajetória e do meu potencial por aqueles que percorreram esse caminho tão tortuoso, que é o da fotografia ligada ao meio ambiente”, afirma Rosa.
Leia também
Em cores, fotos e relatos, livro faz jornada pela memória do Rio Negro
A obra, assinada pelo fotógrafo Adriano Gambarini e a jornalista Laís Duarte, reúne fotos e relatos de povos indígenas e ribeirinhos, numa narrativa sobre o rio Negro →
Pioneiro da fotografia de natureza no país, Luiz Claudio Marigo completaria 70 anos
Em homenagem ao fotógrafo de natureza pioneiro no país, que nesta terça (15) completaria 70 anos, ((o))eco preparou uma galeria com cliques feitos por Luiz Cláudio Marigo →
O esquivo e ameaçado gato-chileno ganha raro registro em fotografia e áudio
Os registros foram feitos pela iniciativa Photo Ark, da National Geographic, que documenta animais ameaçados e que, com o gato-chileno, chega à marca de 10 mil espécies fotografadas →