Nesta terça-feira (01/09), nasce um novo jeito de consumir notícias. Voltado especificamente para o público jovem, o Canal Reload é uma iniciativa que reúne 10 organizações jornalísticas nativas digitais e independentes – entre elas ((o))eco – com o objetivo de descomplicar os conteúdos e ampliar o alcance da informação. Presente nas principais redes – Instagram, Youtube, Twitter e Facebook (@canalreload) – a notícia será traduzida por diferentes vozes e de maneiras inovadoras, como história em quadrinho, poesia slam e até vídeos musicais. Estão juntos conosco nesse novo canal um time de peso do jornalismo: Agência Lupa, Agência Pública, Amazônia Real, Congresso em Foco, Énois, Marco Zero Conteúdo, Ponte Jornalismo, Projeto #Colabora e Repórter Brasil.
A redação compartilhada decidirá colaborativamente a programação, as pautas e formatos; e o conteúdo final é construído junto com o time de 12 jovens influenciadores de diferentes origens e regiões do Brasil, que irão ser os porta-vozes das notícias, sempre com uma linguagem ágil e acessível, que se conecta diretamente com o público jovem.
“Um dos pontos que apareceu em nossas pesquisas foi que, para os jovens, credibilidade parte muito de uma conexão e proximidade entre quem passa e quem recebe a informação. Por isso, buscamos não somente aproximar a linguagem mas também trazer jovens comunicadores para o projeto. São 12 influenciadores entre 19 e 27 anos que vão trabalhar junto com os jornalistas na construção e apresentação dos vídeos e apresentação. E para tentar espelhar a diversidade da juventude urbana brasileira fizemos uma seleção entre quase 100 comunicadores para escolhermos uma equipe bastante plural e com bastante representatividade”, explica Hugo Cuccurullo, diretor do Reload.
O Canal Reload foi uma das iniciativas ganhadoras do Google News Innovation Challenge em 2019, projeto do Google News Initiative para ajudar o jornalismo a prosperar na era digital.
“Todas as organizações que fundaram o Reload já têm a inovação no seu DNA e um significativo público jovem. Sabemos que eles querem estar bem informados para participarem do debate público e decidimos oferecer um jornalismo de qualidade, pensado para esse público”, diz Natalia Viana, coordenadora geral do Reload.
No Reload serão produzidos três tipos de conteúdos: para engajar, para explicar e para encantar. O formato para engajar será uma produção diária, voltada para o Instagram, que contará com seções como o “Giro de Notícias”, onde membros das organizações aparecem contando as últimas notícias e bastidores de reportagens. Para explicar serão publicados dois vídeos semanais no Youtube com explicações mais detalhadas e contextualizadas sobre determinado assunto. E para encantar o público, o Reload vai publicar notícias em formatos inusitados: desde gifs animados até histórias em quadrinhos.
O conteúdo do Reload será publicado no Instagram e no Youtube, mas também terá contas no Twitter, Facebook e Whatsapp. Fiquem ligados nas redes!
#OQueÉReload? 👀
Um projeto que veio para democratizar informação, apostando em representatividade, coletividade e inovação.
No Reload, 10 redações se juntam a 12 influenciadores, espalhados por todo o Brasil, para descomplicar notícias e trazê-las facinho pra sua timeline. 😉 pic.twitter.com/Q2K2oz2SGE
— Canal Reload (@CanalReload) August 31, 2020
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