Deputados estaduais do Rio de Janeiro derrubaram o veto do governador, Cláudio Castro (PL), e confirmaram a criação do Monumento Natural da Serra da Maria Comprida, em Petrópolis. A aprovação foi decidida na sessão da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) desta terça-feira (28).
A derrubada do veto foi articulada durante a reunião do colégio de líderes da ALERJ, que precedeu a plenária, e aprovada com unanimidade na sessão.
A criação da área protegida foi fruto de uma luta iniciada por montanhistas e encampada pelo deputado estadual Carlos Minc (PSB-RJ), autor da proposta do Monumento Natural (MoNa). A unidade de conservação possui 7.800 hectares que abrangem uma área montanhosa da Mata Atlântica de grande beleza, com alto potencial para atividades de ecoturismo como trilhas e escaladas.
“Os próximos passos serão a designação de um gestor para essa unidade, ver as instalações e fazer a demarcação, colocar marcos ou placas para alertar as pessoas que esse é o limite do MoNa. E depois, ficar de olho no cumpra-se, para a unidade realmente ser implantada e cumprir todas as suas atribuições”, afirma Carlos Minc.
O decreto de criação do Monumento Natural Maria Comprida deve ser publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro nos próximos dias.
Leia também
Consulta pública debate criação de área protegida no estado do Rio de Janeiro
Com 10 mil hectares, o Monumento Natural da Serra da Maria Comprida irá proteger uma cadeia de montanhas ao norte de Petrópolis, na região serrana do Rio, e fomentar o ecoturismo →
Deputados aprovam criação de área protegida em Petrópolis, na região serrana do Rio
A criação do Monumento Natural Serra da Maria Comprida protegerá cerca de 8 mil hectares de montanhas em Petrópolis. Projeto segue para sanção do governador →
Tragédia em Petrópolis escancara despreparo de órgãos de defesa civil
País precisa colocar em prática uma política efetiva de prevenção para evitar novas calamidades, defende pesquisador da USP →