Notícias

Deputados fluminenses aprovam projeto que flexibiliza proteção do rio Paraíba do Sul

A proposta cria uma Área de Proteção Ambiental (APA), de menor proteção, sobre o Refúgio de Vida Silvestre do Médio Paraíba. Especialistas alertam para insegurança jurídica

Duda Menegassi ·
20 de dezembro de 2022 · 1 anos atrás

Por um placar de 40 votos a 13, deputados fluminenses aprovaram o projeto que cria uma Área de Proteção Ambiental (APA) por cima do o Refúgio de Vida Silvestre do Médio Paraíba. A votação foi realizada em sessão extraordinária na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta terça-feira (20). A mudança visa flexibilizar a proteção do rio Paraíba do Sul, já que a APA é uma categoria de unidade de conservação de uso sustentável e mais permissiva aos usos. Aprovado em discussão única, o projeto vai para sanção do governador Cláudio Castro (PL). Especialistas ouvidos por ((o))eco, entretanto, alertam para insegurança jurídica da proposta, já que ela apenas cria a APA, sem extinguir o refúgio.

O projeto de lei nº 6.475/22 é de autoria do deputado André Ceciliano (PT). O parlamentar, atual presidente da Alerj, fez questão de levar o projeto à votação mesmo com apelos dos deputados André Corrêa (Progressistas), presidente da Comissão de Meio Ambiente, e Carlos Minc (PSB) para que fosse retirado de pauta. Das galerias da Alerj era possível ainda ouvir a manifestação popular, contrária ao PL.

De acordo com apuração de ((o))eco, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) junto ao Inea-RJ – órgão ambiental gestor das unidades de conservação estaduais – articulam uma mobilização, com apoio da sociedade civil, em apelo ao veto do governador.

Uma representação do MPRJ já havia sido encaminhada no final de novembro para o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Meio Ambiente e da Ordem Urbanística, antes mesmo da aprovação do PL, contra a proposta. O documento alerta para a garantia da proteção ambiental e do rio, e da segurança hídrica, e que um Refúgio de Vida Silvestre é uma categoria de maior proteção que uma APA.

Os que votaram favoráveis à proposta tinham como justificativa a criação de 66 mil empregos – que supostamente poderiam ser criados com menos restrições aos empreendimentos no licenciamento ambiental – e o fato de que a maior parte da área já tem a proteção assegurada por ser margem de  rio e, portanto, Área de Preservação Permanente (APP).

Contrário ao projeto e em defesa do Refúgio de Vida Silvestre (REVIS) estava a argumentação de que a unidade de conservação garante justamente a gestão sobre essas áreas que se estendem pelo leito do Paraíba do Sul. Além disso, a categoria de Refúgio prevê a compatibilização do território com propriedades particulares e empreendimentos, o que esvazia o discurso de que a unidade seria um entrave para o “desenvolvimento”. 

A flexibilização do tipo de proteção dada às margens do Paraíba do Sul havia sido debatida em audiência pública realizada pela Comissão de Meio Ambiente no início de dezembro (02/12). Na ocasião, após apresentação e defesa do Inea-RJ e de diversas falas da sociedade civil em prol do Paraíba, a discussão foi adiada até que as 13 prefeituras dos municípios abrangidos pela unidade de conservação e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) se manifestassem sobre os conflitos que motivariam a mudança de categoria.

“Apenas três prefeituras responderam. A prefeitura de Pinheiral respondeu apoiando a continuidade do REVIS. As prefeituras de Barra Mansa e Barra do Piraí apoiando o projeto de Vossa Excelência, mas sem indicar nenhuma área de conflito. E a FIRJAN apoiando o projeto elencando uma única empresa da área de cerâmica que eu acho que há possibilidade de mexer nos limites e ajustar no plano de manejo [que estava previsto para 2023]”, afirmou o deputado André Corrêa durante a plenária em que pediu a retirada de pauta da proposta.

“Esse tipo de unidade de conservação não tira as pessoas da unidade, portanto não cabe indenização. As licenças [ambientais] foram preservadas e é importante dizer que estamos falando do rio Paraíba do Sul e da pouca vegetação que resta”, defendeu Minc na plenária.  O parlamentar desmentiu ainda a afirmação de que haveria empresas na região que não conseguiam renovar suas licenças por causa da unidade de conservação.

Em conversa com ((o))eco, o deputado alerta ainda que, na prática, o que o projeto aprovado pela Alerj faz é apenas criar uma APA sobreposta aos mesmos limites do Refúgio, já que o texto aprovado não prevê a extinção do REVIS. 

“O Ceciliano entrou com dois projetos. Um é o da APA, que foi aprovado hoje, e o outro é um Projeto de Decreto Legislativo [nº 73/2022] que revogava o decreto que criou o REVIS. Antes eu mesmo expliquei para ele que uma unidade de conservação não pode ser extinta por decreto, tem que ser uma lei. Aí ele entendeu isso e não colocou para votar o que extinguia a REVIS, só votou o que cria uma APA com os mesmos limites do Refúgio. E isso vai criar uma insegurança jurídica porque ele não extinguiu a REVIS. E em tese, quando tem duas unidades de conservação sobrepostas, vale a mais restrita. Ou seja, vão valer as regras do REVIS”, explica Minc. “Ele não extinguiu, ele sobrepôs”, resume.

O Refúgio de Vida Silvestre do Médio Paraíba foi criado em maio de 2016 (decreto de criação nº 45.659/16) com objetivos de assegurar a preservação da Mata Atlântica nas margens do Paraíba do Sul, a fauna e flora local, e garantir a segurança hídrica. O rio é um dos mais importantes para o abastecimento da região metropolitana fluminense. Com extensão de 11.133 hectares, o refúgio segue o leito do curso d’água e abrange parcialmente os territórios de 13 municípios: Resende, Itatiaia, Porto Real, Quatis, Barra Mansa, Volta Redonda, Pinheiral, Barra do Piraí, Valença, Vassouras, Rio das Flores, Paraíba do Sul e Três Rios.

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Notícias
2 de dezembro de 2022

Sociedade e Inea pressionam e PL que flexibiliza proteção do rio Paraíba do Sul encolhe

Proposta que extingue o Refúgio de Vida Silvestre do Médio Paraíba para criar, em seu lugar, uma APA, mais flexível aos usos, foi rechaçada pela sociedade civil em sessão da Comissão de Meio Ambiente nesta quinta (1º)

Notícias
20 de abril de 2022

Lei que altera APPs urbanas, sancionada no apagar das luzes de 2021, é questionada no STF

Partidos de oposição defendem inconstitucionalidade da norma, que permite redução de áreas protegidas nas margens de rios em cidades. Monitor do Congresso detalha passagem da proposta na Câmara

Colunas
14 de dezembro de 2015

Paraíba do Sul: mais água para consumo humano, porém nada de tratar o esgoto

Disputa entre estados termina com manutenção de vazão defendida pelo Rio, menos água para hidroelétricas e nenhuma preocupação com tratamento.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.