Notícias

Fóssil do Ubirajara pode retornar ao Brasil em junho

Após mobilização de cientistas para repatriação do fóssil, levado ilegalmente para Alemanha na década de 90, Itamaraty estuda acordo para retorno do Ubirajara

Duda Menegassi ·
10 de maio de 2023

O fóssil do dinossauro brasileiro Ubirajara jubatus, atualmente em um museu alemão, pode voltar ao Brasil ainda no primeiro semestre deste ano. A informação é do Ministério das Relações Exteriores, que tenta costurar um acordo com a Alemanha para repatriação do fóssil, que foi levado ilegalmente para fora do país.

De acordo com nota enviada pelo Itamaraty para ((o))eco, “estuda-se a possibilidade de que o fóssil seja repatriado no contexto da próxima visita oficial de alta autoridade da Alemanha ao Brasil, prevista para junho de 2023, que deverá incluir visita ao Museu Nacional/UFRJ, onde deverá ser oficializado programa de cooperação técnica e científica entre a entidade brasileira e o Museu de História Natural de Karlsruhe”, onde o fóssil está armazenado atualmente.

O Ubirajara jubatus é um dinossauro carnívoro, de corpo pequeno e coberto de penas, que viveu a cerca de 115 milhões de anos atrás. O fóssil foi encontrado na região conhecida como Bacia do Araripe, no Ceará, e teria sido levado para a Alemanha em 1995, porém sem cumprir as diretrizes da legislação brasileira, que data de 1990, para importação de bens destinados à pesquisa científica.

O caso do dinossauro brasileiro veio à tona em dezembro de 2020, quando o artigo científico sobre a descoberta do Ubirajara jubatus foi publicado na revista Cretaceous Research – com a polêmica sobre a origem ilegal do fóssil, o artigo foi removido do ar. A repercussão entre os paleontólogos brasileiros foi imediata e culminou no movimento #UbirajaraBelongstoBR, ou seja, “Ubirajara pertence ao Brasil”.

Em julho do ano passado, o Conselho de Ministros de Baden-Württemberg, na Alemanha, decidiu que o fóssil deveria voltar ao Brasil. “O fóssil conhecido como “Ubirajara Jubatus” é, há anos, objeto de gestões do Itamaraty junto ao governo da Alemanha, com vistas à sua repatriação. No decorrer de 2022, o governo alemão concordou com sua devolução ao Brasil, em um quadro de cooperação que envolveu entendimentos entre o Instituto Guimarães Rosa (MRE), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e a Embaixada da Alemanha em Brasília”, explica a nota do Itamaraty.

Leia mais: O bom fóssil a casa torna? Alemanha acena retorno de Ubirajara ao Brasil

Ainda não há definição sobre para qual instituição o fóssil iria. O próprio Museu Nacional, no Rio de Janeiro, é um possível destino. O museu encontra-se ainda em reconstrução após o incêndio que atingiu o prédio em 2018. Outra opção é o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, que fica em Santana do Cariri, no Ceará, próximo do local de descoberta do fóssil.

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Notícias
21 de julho de 2022

O bom fóssil a casa torna? Alemanha acena retorno de Ubirajara ao Brasil

Autoridades alemães decidem que o fóssil do dinossauro brasileiro deve retornar ao Brasil, devido às condições ilegais de sua importação. Volta de Ubirajara pode abrir precedente para retorno de outros fósseis

Análises
14 de setembro de 2021

Um ladrão com velhos hábitos é um ladrão preguiçoso, o caso do fóssil Ubirajara

O fóssil do dinossauro brasileiro “Ubirajara jubatus” exportado do país ilegalmente em 1995 para um museu alemão, que se recusa a devolvê-lo, expõe como a dinâmica imperialista segue viva

Notícias
20 de abril de 2023

Fóssil brasileiro preenche lacuna na história evolutiva dos dinossauros

A descoberta do fóssil de uma nova espécie, escavado no Rio Grande do Sul, revela complexidade e diversidade da fauna durante período de origem dos dinossauros

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.