Desde que o governo iniciou o aparelhamento da área ambiental, há um boato sobre a nomeação de um policial militar para a chefia o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. O rumor, enfim, se tornou fato nesta quarta-feira (18), com a nomeação do capitão da Polícia Militar José de Ribamar Vieira Rodrigues. Ele substituiu o contador Lucas Garcez Gomes, no cargo desde julho de 2019.
Vieira Rodrigues possui uma ampla carreira na Polícia Militar do Maranhão, onde ingressou em 1986. Apesar disso, não há na versão do seu currículo submetido ao ICMBio qualquer menção a cursos na área ambiental, nem experiência na área. Não possui ensino superior e o último emprego foi como assessor de segurança na Câmara Municipal de Barreirinhas.
A escolha de mais um policial militar sem formação na área ambiental ocorre no momento em que nomeações como essa são questionadas no Tribunal de Contas da União. O TCU, conforme divulgou o jornal O Estado de S. Paulo, afirma que estas indicações são irregulares, pois contrariam os parâmetros preconizados na lei federal 9.727 de 2019. A lei, promulgada pelo presidente Jair Bolsonaro, dispõe sobre os critérios, o perfil profissional e os procedimentos gerais a serem observados para a ocupação dos cargos em comissão.
O processo de militarização dos cargos de livre nomeação no ICMBio começou em 2019. Primeiro, foram as diretorias, depois as antigas coordenações regionais. Em julho daquele ano, o boato era que o 2º tenente da PM do Maranhão, Antonio Victor Moreira Gonçalves, iria assumir a gestão do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Acabou não acontecendo e quem assumiu a vaga foi o contador Lucas Garcez Gomes, formado em turismo, coach e especialista em auditoria e finanças. Na mesma portaria, houve a nomeação da produtora rural Maira Santos de Souza para chefiar o Parque Nacional da Lagoa do Peixe, no Rio Grande do Sul. Logo em seguida, em outubro de 2019, o ato foi barrado pela Justiça.
Leia Também
Leia também
Justiça derruba nomeação de produtora rural à chefia do Parque da Lagoa do Peixe
4ª Vara Federal de Porto Alegre acatou pedido do MPF e afastou Maíra Santos de Souza da chefia da unidade de conservação. A decisão é liminar →
Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses terá PM como chefe
O coronel Homero de Giorge Cerqueira iniciou as nomeações de policiais militares para o comando dos parques e reservas. Em Santa Catarina, militar assumirá coordenação regional →
‘Máquina de nuvens’: emissões da floresta amazônica e descargas elétricas produzem partículas de chuva
Estudo publicado na Nature demonstra mecanismo que faz isopreno – um gás liberado pela vegetação – gerar grandes quantidades de aerossóis, responsáveis por formar núcleos de condensação; processo pode ter influência no clima global →
Deve haver meios legais de impedimento dessa nomeacao. Busquemos MP e Governo Estadual para intervir, questionar! Gerenciar e organizar atos legais junto a nova Camara Municipal, Prefeito Eleito e comunidades organizadas no intuito de questionar e pressionar a revogacao nome do futuro Administrador do Universo Lencois Maranhenses.
Ha 23 anos que milito no parque como guia independente fazendo um belo trabalho de guia com interacao, informacoes, conquistas e sucesso com pessoas vinas de todas as partes do planeta. Uma coisa sei e digo: Sabem quais sao os dois grandes problemas do Universo Lencois Maranhenses!
01. ONDE CAGAR E MIJAR QUANDO SE VISITA O PARQUE
A CADA DIA CERCA DE 60 VEICULOS FREQUENTAM DOIS MAIORES CIRCUITOS DO PARQUE- LAGOA AZUL E BONITA. CADA JEEP TRANSPORTA 12 PESSOAS X 60=720 PESSOAS EM MEDIA POR DIA CIRCULANDO EM CADA CIRCUITO X 30 DIAS MES X 180 DIAS DE TEMPORADA, RESULTA EM MUITA MERDA E MIJO QUE NAO SE SABE O QUE FAZER. E QUE FICA NO AMBIENTE POLUINDO E DEGRADANDO.
02. QUE FAZER COM OS SUINOS QUE VIVEM SOLTOS NO PARQUE. SAO CENTENAS DE PORCOS SOLTOS EM TODAS AS AREAS DO PARQUE.
Acreditem, anos que escuto esse dilema e nada eh capaz de resolver.
SERA QUE UM CAPITAO DA PM DO MARANHAO QUE TEM UM CARGO NA CAMARA DE VEREADORES COMO CHEFE DE SEGURANCA RESOLVE! OXALA QUE SIM…
Incrivel e nao aceitavel por parte de toda comunidade e sociedade maranhenses essa nomeacao absurda, descabida sem respaldo legal. Fica claro que os assunto relevantes ao nosso Universo Lencois Maranhenses nao estao como prioridades da nacao. Fica claro o descaso do Governo Federal na questao ambiental e administracao do bem publico. Nomes que nao somam a nada, nomes que nao condizem com a realidade. Ter um policial militar sem nenhuma formacao academica ou que pelo menos conheca a realidade do nosso Parque, possa da noite para dia ser o seu administrador. Posso garantir que esse Senhor sequer conhece os 155.000ha do parque nacional ou seus moradores e como vivem. Lamentavel decisao.
Numa conjuntura socioambiental preocupante avança o cenário descuidado de um ambiente natural único no mundo onde as ações antrópicas se fazem presente por toda região do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Os interesses são assim infinitamente conflitantes.
Desca desse muro…que opiniao pifia!! De uma opiniao clara, aberta, pratica e que defina suas posicoes..falacias e retoricas nao ajudam.
NOMEAÇÃO > Parque Nacional Lencóis Maranhenses.
*um dos Nossos Parques Nacionais MAIS CRITICOS, SUA PRESERVAÇÃO É FUNDAMENTAL !
>Espero que Realmente seja BOATO, a nomeação de de uma pessoas NÃO QUALIFICADA PARA TAL.