Notícias

Ibama desarticula esquema criminoso de madeireiros no Mato Grosso

No chamado Nortão do estado, operação "Malha Verde" encontra rede que fraudava documentos para facilitar a venda de madeira extraída ilegalmente.

Fábio Pellegrini ·
24 de agosto de 2015 · 9 anos atrás
Fotos: Fabio Pellegrini
Operações dos órgãos ambientais são costumeiras no arco do desmatamento. Foto: Fabio Pellegrini

Com apoio da Polícia Civil de Mato Grosso, o Ibama desarticulou este mês um esquema criminoso de comercialização de créditos e guias florestais que funcionava no chamado Nortão de Mato Grosso. A região tem altos índices de desmatamento e está inserida no chamado arco do desmatamento, contorno de maior pressão sobre a Amazônia Legal, cujos limites se estendem do sudeste do estado do Maranhão, ao norte do Tocantins, sul do Pará, norte de Mato Grosso, Rondônia, sul do Amazonas e sudeste do estado do Acre.

De acordo com a assessoria de comunicação do Ibama, a ação integra mais uma etapa da Operação Malha Verde, que visa identificar e combater ilícitos ambientais a partir de movimentações irregulares do Documento de Origem Florestal (DOF). O DOF foi instituído pela Portaria n° 253 de 18 de agosto de 2006 do Ministério do Meio Ambiente (MMA). Trata-se da licença obrigatória para o controle do transporte de produtos e subprodutos florestais de origem nativa. Seja qual for o meio de transporte da madeira, em tora, lenha, carvão vegetal ou serrada nas suas mais diversas formas, o documento deve obrigatoriamente acompanhar a carga, contendo informações como origem e destino, espécie, ano de emissão e nome científico das espécies de madeira transportadas.

A prática de manipular o DOF é uma tentativa de “esquentar” madeira extraída ilegalmente. Segundo a investigação, a fraude começou em 2011 e permitiu que fossem colocados no mercado mais de 60 mil metros cúbicos de madeira de origem ilegal, o equivalente a 1.800 caminhões carregados de madeira nativa. A organização criminosa funcionava em um escritório instalado no município de Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá, sede jurídica de duas empresas de fachada dedicadas à comercialização e exploração de madeira.

Uma pessoa foi presa em flagrante quando finalizava a impressão de três guias florestais falsas que seriam utilizadas para esquentar um carregamento de madeira serrada procedente do município de Nova Monte Verde. A carga teria como destino três municípios paulistas. Os agentes apreenderam computadores, aproximadamente R$ 10 mil em dinheiro, talões de cheque e documentos que confirmam o funcionamento do esquema.

Transporte da madeira serrada ou bruta deve ser feito com o documento emitido no site do Ibama. Foto: Fabio Pellegrini

Entre os investigados estão o prefeito de Alta Floresta, Asiel Bezerra de Araújo, e integrantes da diretoria do Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso (Simenorte).

Com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), foram apreendidos ainda três caminhões com carregamentos de madeira serrada de origem ilegal, totalizando 83,3 metros cúbicos. Os veículos foram interceptados na BR-163 e estavam com guias florestais falsas. O Ibama informou ainda que outros carregamentos também estão sendo rastreados.

A operação bloqueou 24 empreendimentos diretamente envolvidos nas atividades ilegais. A medida impediu a comercialização de mais de 100 mil metros cúbicos de madeira que, possivelmente, seriam utilizados no esquema criminoso, o que equivale a aproximadamente três mil caminhões carregados de madeira.

Uma placa de identificação de uma madeireira envolvida foi encontrada fixada em uma residência e outra em um lava-jato. A maior parte das transações entre os envolvidos ocorria pela internet. Os investigados são acusados de crimes ambientais, formação de organização criminosa e falsidade ideológica.

O superintendente do Ibama no Mato Grosso, Marcus Keynes, disse que o Núcleo de Inteligência do Ibama está trabalhando intensamente para desarticular e interromper esses esquemas ilegais no setor madeireiro, “que causam muitos prejuízos, tanto econômicos quanto ambientais, para o estado e para a sociedade”. “Essa concorrência desleal prejudica também os esforços para que o setor madeireiro trabalhe de forma sustentável”.

29102012-nortao-apreensao-3
A ação impediu a comercialização do equivalente três mil caminhões carregados de madeira. Foto: arquivo Fabio Pellegrini

 

 

Leia também
Chegada a Sinop – a cidade que um dia foi floresta
Dia 1 – A primeira operação de apreensão a gente nunca esquece
Dia 2 – Sobrevoando a maior floresta do mundo
Dia 3 – O desafio da extração legal
Dia 4 – Uma conversa com o novo prefeito de Feliz Natal
Dia 5 – A relação das pessoas com a madeira
Dia 6 – Em busca de soluções para o desmatamento

 

 

 

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. wandembergue matias diz:

    Só não acaba com esse tipo de crime se não quiser, pois a madeira tem que transportada por caminhões. E não teletransportada.


  2. paulo diz:

    Casa civil lenta, ministerio da justiça lento.