Notícias

ICMBio lança plataforma para disponibilizar dados sobre espécies ameaçadas da fauna

A página do Sistema de Avaliação do Risco de Extinção da Biodiversidade (SALVE), uma iniciativa dos servidores do ICMBio, já conta com as fichas de 1.807 espécies

Duda Menegassi ·
12 de julho de 2022 · 2 anos atrás

Na última semana, o ICMBio lançou uma plataforma que disponibiliza ao público a base de dados do Sistema de Avaliação do Risco de Extinção da Biodiversidade, apelidado de SALVE, assim como uma visão geral das espécies ameaçadas no país. A plataforma é fruto de uma iniciativa liderada e operada por servidores do ICMBio e traz as fichas das espécies da fauna avaliadas pelo órgão ambiental. Até o momento, 1.807 espécies – de um total de 13.925 avaliadas – já estavam com suas fichas publicadas.

O sistema, que começou a ser desenvolvido em 2016, tem o objetivo de facilitar a gestão do processo de avaliação do risco de extinção coordenado e executado pelo ICMBio, assim como organizar as informações sobre as espécies avaliadas. No site é possível acessar dados gerais como distribuição, status de ameaça e a presença da espécie em unidades de conservação. Além disso, também é possível baixar uma ficha de ocorrência do animal, com os registros compilados pelos pesquisadores.

Ao acessar a página do SALVE, o usuário deve digitar o nome – popular ou científico – da espécie que procura. O resultado da consulta disponibiliza a opção de baixar um arquivo pdf com as informações ou simplesmente visualizá-las online de forma sistematizada. A pesquisa exibe a data da última atualização referente à espécie.

A iniciativa conta com a colaboração da comunidade científica, que apoia na atualização e revisão das informações no banco de dados, além de realizar e validar a própria avaliação do risco de extinção. De acordo com a própria plataforma, o trabalho envolveu 1.386 especialistas até o momento.

“Por meio do SALVE, consolidamos uma base de dados para o armazenamento e organização das informações sobre as espécies e como uma ferramenta de controle, acompanhamento e execução das diferentes etapas do processo, desde o início da compilação de dados sobre as espécies, passando pela sistematização das informações sobre os pesquisadores e instituições parceiras envolvidas, até a avaliação do risco de extinção das espécies e publicação dos resultados”, informa a página do site.

Página principal do SALVE, plataforma operada por servidores do ICMBio. Imagem: Reprodução

Em junho deste ano, o Ministério do Meio Ambiente atualizou parcialmente a lista de espécies ameaçadas do Brasil, com a promessa de realizar atualizações anuais a partir de agora.

Em nota enviada ao ((o))eco, a assessoria de imprensa do ICMBio explica ainda que a nova plataforma online disponibiliza à sociedade os dados utilizados na avaliação das espécies da fauna e as fichas de espécies daquelas que já passaram por todas as etapas de edição e revisão dos dados e informações. “Dessa forma, a interface pública confere mais transparência à avaliação do risco de extinção das espécies da fauna e disponibiliza dados e informações que podem ser usadas para satisfazer a curiosidade das pessoas, realizar trabalhos escolares, acadêmicos e científicos, possibilitando que novas análises possam ser realizadas a partir deles”, completa.

Os dados relativos à flora já são disponibilizados através da página do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora), gerenciado pelo Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ)

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Reportagens
8 de junho de 2022

Ministério do Meio Ambiente atualiza lista de espécies ameaçadas do Brasil

Oito anos depois da última lista, atualização traz 3.209 espécies ameaçadas da flora e 1.249 da fauna, mas deixa de fora espécies com critérios que contrariam pesquisadores

Notícias
24 de março de 2021

ICMBio altera diretrizes de funcionamento e composição dos PAN de conservação

Através de retificação publicada nesta quarta, ICMBio esvaziou participação da academia e da sociedade civil em planos de ação para conservação de espécies ameaçadas

Reportagens
22 de junho de 2022

Os ameaçados saguis-da-serra e o embate genético entre os Callithrix

Já ameaçados pela perda de habitat e febre amarela, as duas espécies de saguis-da-serra enfrentam o risco de desaparecer por causa da mistura com outras espécies de saguis

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.