Notícias

Incêndio atinge terra indígena no Pantanal sul-mato-grossense

Território do povo Guató teve mais de 800 hectares consumidos pelas chamas nos últimos dias. Bombeiros ainda atuam no combate ao fogo em região próxima a Serra do Amolar

Michael Esquer ·
9 de novembro de 2022 · 4 anos atrás

A Terra Indígena (TI) Guató registra, desde sábado (5), incêndios que já consumiram mais de 800 hectares de sua área. Situada no município de Corumbá (MS), a TI está próxima a Serra do Amolar. Desde segunda-feira (7), o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) combate às chamas na região conhecida como “Porto Índio”, que fica dentro da TI. Até esta quarta-feira (9), a corporação atuava para conter o fogo remanescente em diferentes áreas da reserva, que possui cerca de 11 mil hectares. 

“A equipe de solo continua realizando o combate nas áreas que ainda possuem chamas e o rescaldo daquelas onde o incêndio já foi controlado, bem como aceiros preventivos, a fim de se evitar a reignição do fogo e seu alastramento caso isso venha acontecer em algum ponto da região”, disse o comandante da operação, Major Fábio Pereira de Lima. 

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Nesta quarta-feira (9), o CBMMS disse a ((o))eco que nenhuma aldeia da TI tinha sido atingida pelo fogo. Isto porque os focos próximos à elas foram prioridade da operação. 

De acordo com o órgão, a corporação realizou sobrevoos sobre a região na segunda, onde foi detectada a presença de focos de média proporção do lado brasileiro da fronteira. Durante a tarde, foram lançados 6,2 mil litros de água sobre as chamas. No chão, dez bombeiros militares atuaram no combate aos incêndios, até a madrugada desta terça-feira (8).  

Ainda ontem, mais 12 militares se deslocaram até a região, através do rio Paraguai, para potencializar o combate aos focos de incêndio. A Defesa Civil Estadual também contratou mais uma aeronave para auxiliar o sobrevoo e monitoramento dos focos remanescentes. Novamente, mais 6,2 mil litros de água foram lançados contra o fogo. 

Nesta quarta-feira (9), terceiro dia de operação, o CBMMS lançou mais 6,2 mil litros de água sobre as chamas. Durante o sobrevoo, o órgão constatou que os focos estão isolados, o que deve dificultar a propagação em áreas ainda não atingidas. Durante a madrugada, a equipe que estava no chão continuou o combate. “Com isso, os focos permanecem longe das áreas habitadas pela população indígena”, diz trecho de nota compartilhada pela instituição. 

Dados de área queimada 

Nenhum hectare da TI Guató tinha sido consumido pelas chamas neste ano. De sábado (5) até ontem (8), porém, 825 hectares já foram destruídos pelo fogo, sendo que a maior área queimada (450 hectares) foi registrada na segunda-feira (7). Os dados são do sistema de alertas do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Lasa/UFRJ). 

  • Michael Esquer

    Jornalista pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), com passagem pela Universidade Distrital Francisco José de Caldas, na Colômbia, tem interesse na temática socioambiental e direitos humanos

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
12 de junho de 2026

Caçadores são presos em flagrante no Parque Nacional da Tijuca

Os dois caçadores estavam dentro do parque na noite de quarta com cães de caça e uma paca já abatida. Soma das multas é de R$ 40 mil e pena pode chegar a três anos

Análises
12 de junho de 2026

Caminhos do Pampa: uma trilha, múltiplos desafios e possibilidades

No coração do Pampa, no Rio Grande do Sul, a trilha de longo curso surge como ferramenta de conectividade e oportunidade de valorização do bioma e seus atributos ambientais e culturais

Notícias
12 de junho de 2026

Copa do Mundo das Áreas Protegidas: Grupo A

Grupo de estreia do mundial conta com México, África do Sul, Tchéquia e Coreia do Sul. Assim como no futebol, a disputa entre estes países está em aberto na Copa das Áreas Protegidas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.