Notícias

Noruega chama vitória de Lula de “nova esperança” para esforços no combate às mudanças climáticas

Ministro do Meio Ambiente da Noruega anunciou nesta segunda-feira (31) a retomada de doações ao Fundo Amazônia. R$ 2,5 bilhões já estariam disponíveis para o Brasil

Cristiane Prizibisczki ·
31 de outubro de 2022 · 1 anos atrás

O primeiro-ministro Norueguês, Jonas Gahr Støre, parabenizou Luiz Inácio Lula da Silva pela vitória nas eleições presidenciais deste domingo, afirmando que os resultados das urnas são uma esperança para os esforços comuns entre as duas nações na luta contra as mudanças no clima.

“Parabenizo o presidente eleito Lula @LulaOficial por sua vitória após eleições livres e justas. Novas possibilidades se abrem para o Brasil – e para o importante papel que desempenha nos assuntos globais, e uma nova esperança para nossos esforços comuns de combate às mudanças climáticas”, disse Støre em sua conta no twitter nesta segunda-feira (31).

A manifestação da Noruega em relação às eleições presidenciais brasileiras é importante porque o país europeu é o maior doador do Fundo Amazônia, mecanismo internacional de financiamento de ações contra o desmatamento na floresta tropical. 

Em 2019, a Noruega suspendeu a ajuda ao Brasil, depois que o então ministro Ricardo Salles mudou as regras de gestão do Fundo, alterações estas não combinadas e não aprovadas pelos países doadores. 

Com a vitória de Lula, o país nórdico anunciou a retomada do financiamento. Também nesta segunda-feira, o ministro norueguês do Clima e do Meio Ambiente, Espen Barth Eide, destacou os compromissos assumidos pelo presidente eleito na proteção ao meio ambiente.

“O presidente eleito @Lulaoficial defendeu a proteção da Amazônia e seu povo ao longo de sua campanha, bem como em seu discurso de aceitação. A Noruega espera revitalizar nossa extensa parceria climática e florestal com o Brasil. @climateforest”, disse Eide, também em sua conta no Twitter.

À Agência France Press (AFP), o ministro norueguês tratou o Brasil como “parceiro global” e destacou a capacidade do país em frear os impactos das mudanças no clima.

“Parar o desmatamento na Amazônia é crucial se quisermos cumprir as metas do Acordo de Paris e as metas de desenvolvimento sustentável. As florestas em pé fornecem proteção contra as mudanças climáticas”, disse. “Saudamos o Brasil de volta como parceiro global nos esforços para reduzir o desmatamento. Estamos prontos para discutir”.

De acordo com o ministro, 5 bilhões de coroas norueguesas (cerca de R$ 2,5 bilhões) aguardam para serem utilizados no Fundo, cujas doações estão condicionadas aos bons resultados nos projetos contra o desmatamento.

Além das mudanças em sua gestão, tanto Noruega quanto Alemanha, os maiores doadores do mecanismo, estavam descontentes com a política ambiental de Bolsonaro. Durante os últimos quatro anos, o desmatamento na Amazônia brasileira teve um aumento de cerca de 70%.

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Salada Verde
23 de junho de 2022

Tchau, querido? Noruega se diz pronta para retomar Fundo Amazônia com saída de Bolsonaro

País europeu é o maior doador do Fundo Amazônia, paralisado em 2019 depois de mudanças promovidas em sua gestão pelo então ministro Ricardo Salles

Reportagens
4 de setembro de 2019

Por que, afinal, Noruega e Alemanha doam recursos para o Brasil? O Fundo Amazônia em 10 perguntas e respostas

((o))eco buscou relatórios oficiais, ouviu ex-ministros , funcionários do BNDES e pesquisadores para responder às principais dúvidas que circulam na internet sobre o Fundo Amazônia

Reportagens
17 de maio de 2019

Embaixada da Alemanha e entidades ambientais contradizem declarações de Salles sobre Fundo Amazônia

Em coletiva, ministro do Meio Ambiente afirmou que há irregularidades em contratos do Fundo Amazônia. Auditoria foi feita pelo MMA sem apoio da Controladoria-Geral da União

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.