Uma onça pintada foi filmada na Mata Atlântica do Oeste do Paraná, a cerca de 50 quilômetros do Parque Nacional do Iguaçu. A espécie não era registrada na área desde a década de 1980. As imagens, que mostram um animal curioso se aproximando até chegar à câmera, foram obtidas pelo Instituto Neotropical há cerca de dois meses, mas só agora estão sendo divulgadas. O local exato onde as imagens foram feitas não foi informado, para não chamar a atenção de caçadores.
Embora em nível global seja classificada apenas como “quase ameaçada” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, em inglês)”, a onça-pintada corre o risco de desaparecer da Mata Atlântica. A população de onças no bioma foi estimada em menos de 300 animais, por um estudo publicado em novembro do ano passado na revista Scientific Reports.
Para o pesquisador do Instituto Neotropical Carlos Rodrigo Brocardo, a pequena população de onças-pintadas na Mata Atlântica é indício de que elas sofrem com a ação humana. Para ele, inibir a caça predatória é essencial para evitar que a espécie seja completamente extinta no bioma.
O registro foi obtido durante o projeto “Mamíferos como indicadores da saúde do ecossistema Floresta com Araucárias”, apoiado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, que visa analisar a presença de animais ameaçados no parque e região de entorno.
“O registro de um animal ameaçado em uma nova área nos mostra que o investimento em projetos de conservação da natureza traz resultados efetivos para a proteção da biodiversidade, como o aumento na ocorrência de uma espécie ameaçada, por exemplo”, afirma Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo Boticário. De acordo com ela, o incentivo a projetos como este promovem impactos positivos no cenário ambiental nacional.
Leia Também
Leia também
Mata Atlântica tem menos de 300 onças-pintadas
Estudo analisa o desafio da conservação da onça-pintada na Mata Atlântica da América do Sul. A caça é a grande responsável pela mortandade desses animais →
Onça-pintada é fotografada em reserva privada
A gestão da unidade espalhou câmeras na mata para monitorar a fauna da região. Uma delas registrou a presença ilustre do maior felino do país. →
Onça-pintada é flagrada predando cão doméstico
Imagens de câmeras de segurança registraram o ataque, ocorrido no terreno de uma casa no Passo do Lontra, à beira da Estrada-parque Pantanal Sul. →
E agora "gestores da fauna governamental", quais serão as ações?