Notícias

ONG lança campanha de financiamento coletivo para monitorar lobos-guarás

Iniciativa do Instituto Pró-Carnívoros em parceria com o projeto Lobos do Pardo tem como objetivo manutenção do monitoramento de duas famílias da espécie com filhotes

Duda Menegassi ·
22 de dezembro de 2020 · 4 anos atrás
Projeto Lobos do Pardo – Campanha re-captura da Pimenta. Foto: @RBoulhosa/Instituto Pró-carnívoro.

O monitoramento de lobos-guarás é parte importante do trabalho de conservação da espécie, considerada ameaçada de extinção. Para garantir a continuidade do acompanhamento dos animais na região do rio do Pardo, no interior de São Paulo, o projeto Lobos do Pardo lançou a campanha Sou Amigo do Lobo. A iniciativa é parte do Instituto Pró-Carnívoros e conta com o financiamento coletivo para arrecadar fundos para manutenção das coleiras de rastreamento usadas no projeto e a compra de novas baterias para os aparelhos, essenciais na hora de saber por onde os lobos transitam na região.

Em especial, o projeto tem como objetivo acompanhar duas famílias de lobos-guarás: as fêmeas Pimenta e Mika, que com seus respectivos parceiros — Ricco e Picco –, cuidam de três e dois filhotes, respectivamente, todos com apenas seis meses de idade. O acompanhamento ajuda a saber por quais fazendas os animais passam e a reduzir os riscos de conflito entre os lobos e humanos, o que aumenta as chances de sobrevivência dos cinco lobinhos e seus pais.

A meta da campanha é arrecadar 55 mil reais, dos quais mais de 31 mil já foram obtidos, pouco mais da metade. A campanha está aberta até 20 de janeiro de 2021 (para saber mais, acesse a página através deste link).

O lobo-guará

Atualmente estampado na lendária nota de 200 reais, o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é o maior canídeo da América do Sul. Nativo do Cerrado, tem uma população estimada em 24 mil indivíduos no Brasil. A espécie é considerada como vulnerável à extinção, de acordo com o Ministério do Meio Ambiente.

Projeto Lobos do Pardo. Foto: @RBoulhosa/Instituto Pró-carnívoro.
Projeto Lobos do Pardo – Julho 2019 – 5a Campanha de Capturas – Captura e Soltura do Rivo. Foto: @RBoulhosa/Instituto Pró-carnívoro.
Projeto Lobos do Pardo. Foto: @RBoulhosa/Instituto Pró-carnívoro.

 

Leia Também 

Lobo-guará é capturado em área central de São José dos Campos, interior de SP

 

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Notícias
9 de agosto de 2020

Lobo-guará é capturado em área central de São José dos Campos, interior de SP

Animal foi flagrado por moradores em ruas e avenidas movimentadas. Após captura, lobo foi solto na Serra do Mar, longe de sua provável área de ocorrência

Salada Verde
1 de novembro de 2024

Fungos querem um lugar ao sol nas decisões da COP16

Ongs e cientistas alertam que a grande maioria das regiões mundiais mais importantes para conservá-los não tem proteção

Salada Verde
1 de novembro de 2024

Parque Nacional do Iguaçu inaugura trilha inédita

Trilha Ytepopo possui um percurso de 5 km que segue caminho às margens do Rio Iguaçu e poderá ser feita pelos visitantes do parque

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.