O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, indicou o coronel Homero Cerqueira para presidir o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Cerqueira, que comanda a Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo desde o ano passado, ficará no lugar de Adalberto Eberhard, que pediu exoneração após o ministro ameaçar servidores do órgão.
A vinda de Cerqueira para o órgão não significa que o governo abandonou a ideia de fundir o Ibama com o ICMBio. Pelo contrário.
Em entrevista à Giovana Girardi, do Estadão, o coronel afirmou que recebeu o convite no mesmo dia em que Eberhard entregou sua carta de demissão ao ministro e que vê com bons olhos a união dos dois órgãos. “Antes o Ibama e o ICMBio eram uma coisa só. Se for para o bem da economia, da população, da sociedade… Acho que temos de fazer coisas boas. Acho que pode ser uma coisa boa, mas tem de discutir com a sociedade, com as comunidades tradicionais”.
O ministro Ricardo Salles disse à Andréia Sadi, do G1, que a fusão é uma hipótese não descartada. Essa ideia nasceu na transição do governo.
Um doutor em Educação no ICMBio
Homero Cerqueira, de 53 anos, possui doutorado em Educação (PUC-SP) e dois mestrados em Educação (PUC-SP/Centro Universitário Capital) e um mestrado profissional em Ciências Policiais de Segurança. Possui especialização em segurança e ordem pública (Universidade Estadual de Goiás/UEG), especialista em Tecnologia Educacional pela Faap. É formado em Direito pela Universidade de Guarulhos e em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Academia do Barro Branco.
A experiência na área ambiental de Cerqueira se limita ao comando do policiamento ambiental do Estado de São Paulo desde julho do ano passado. Agora, comandará o Instituto que cuida de 334 Unidades de Conservação federais e 14 centros de pesquisa e conservação.
Leia Também
Após ministro ameaçar servidores, presidente do ICMBio pede demissão
Para Procuradora da República, decreto que extingue conselhos é inconstitucional
Leia também
Governo institui anistia prévia a criminosos ambientais
Decreto publicado como parte das medidas de 100 dias do governo Bolsonaro aumenta burocracia para aplicação de multas ambientais e favorece infratores →
Para Procuradora da República, decreto que extingue conselhos é inconstitucional
Entendimento é de entrar com uma ação de inconstitucionalidade contra o “revogaço”. Parlamentares e sociedade civil também se mobilizam contra extinção de colegiados da administração pública →
Após ministro ameaçar servidores, presidente do ICMBio pede demissão
Alegando motivação pessoal, Adalberto Eberhard pediu demissão dois dias após participar de evento no Parque Nacional Lagoa do Peixe com Ricardo Salles →
Apoiado