Notícias

Senado aprova redução de área do Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Com objetivo de reduzir conflito em áreas ocupadas, projeto retira 169 hectares do parque. Em nota, ICMBio afirma que proposta atende demanda histórica na região

Duda Menegassi ·
5 de setembro de 2022 · 2 anos atrás

Nesta quarta-feira (31), o Senado aprovou um projeto de lei que altera os limites do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no estado do Rio de Janeiro. A mudança retira do parque – o terceiro mais antigo do Brasil – cerca de 169 hectares de áreas ocupadas por produtores rurais e palco de conflitos entre os moradores e a unidade de conservação. O projeto segue agora para análise do presidente, Jair Bolsonaro (PL-RJ), a quem cabe a sanção ou veto.

As áreas retiradas do parque serão anexadas a outra unidade de conservação, a Área de Proteção Ambiental (APA) da Região Serrana de Petrópolis, de uso sustentável, ou seja, menos restritiva.

O Projeto de Lei n° 1.884/22 já havia tramitado pela Câmara dos Deputados e foi aprovado de forma simbólica pelos senadores. Com as alterações, a área total do parque passa a ser de 19.855 hectares, 169 a menos do que o tamanho original.

A redução corresponde a áreas ocupadas por produtores rurais no Vale do Bonfim, no município de Petrópolis, e no bairro urbanizado do Barreira, em Guapimirim. 

“Em que pese à importância ambiental da região, a área em questão encontra-se descaracterizada por uso agrícola desde antes da criação do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, em 1939, e não é estratégica para a conectividade com outras UC ou remanescentes florestais importantes, uma vez que é limítrofe a uma área urbana consolidada”, argumenta o autor do PL, o deputado Hugo Leal (PSD-RJ), em sua justificativa.

Em nota, o ICMBIO, órgão gestor do parque, informou que a alteração dos limites do Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma demanda técnica e histórica do instituto. “O projeto foi construído junto à população ocupante de áreas no interior do parque, em quase uma década de diálogos, para reparar a delimitação estabelecida na época da criação da Unidade de Conservação Federal”, explica o órgão ambiental.

“A alteração dos limites do parque garante a compensação em novos trechos preservados de Mata Atlântica, cumprindo o objetivo de conservação da biodiversidade. Além disso, o PL amplia, também, a Área de Proteção Ambiental (APA) Petrópolis, resguardando as mudanças ocorridas no parque nacional”, completa o ICMBio.

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Reportagens
25 de agosto de 2022

De um dia para o outro, reserva extrativista é extinta em Ilhabela

Em tramitação acelerada e sem ouvir as comunidades tradicionais, a prefeitura de Ilhabela, com aval dos vereadores, acaba com a Reserva Extrativista da Baía de Castelhanos

Notícias
11 de agosto de 2022

Projeto que reduz Flona de Brasília em quase 40% é aprovado no Senado

O PL 2.776/20 segue para sanção presidencial. Proposta remove 3,7 mil hectares da Flona, sob justificativa de resolver conflito com assentamentos, mas não define compensação pela área perdida

Notícias
8 de agosto de 2022

Por falha no processo, extinção do Parque Estadual Cristalino II é anulada (por enquanto)

Três dias após ter decidido pela extinção, Justiça de Mato Grosso mantém validade do decreto de criação da unidade. Certidão de "trânsito em julgado” foi tirada da ação

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.