Depois de passear pelas exuberantes paisagens de Mata Atlântica, a 3ª temporada do Pé no Parque desembarca na Caatinga. Os novos episódios da websérie realizada pela Associação O Eco e patrocinados pela Fundação Grupo Boticário apresentam o Parque Nacional da Serra da Capivara, localizado no interior do Piauí. O primeiro episódio, intitulado “O Parque é Nosso”, estará no ar no canal do Youtube do WikiParques hoje (12/06). Nas próximas semanas, sempre às quartas-feiras, entrarão no ar os três episódios seguintes, todos sobre o parque piauiense.
Ao longo da 3ª temporada, o Pé no Parque levará o público para conhecer a fantástica Serra da Capivara, que abriga a maior concentração de pinturas rupestres das Américas. A área protegida desde 1979, é considerada um paraíso arqueológico no país. Sua importância levou o parque a ser reconhecido com o título de Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO.
Os episódios revelam uma pouco conhecida Caatinga, verdejante e colorida. Emoldurada pelas formações rochosas, a vegetação do semiárido mais biodiverso do mundo se transmuta ao longo do ano e transforma o parque consigo, da seca ao verde exuberante. Junto com as belezas naturais, a websérie traz depoimentos emocionantes de moradores locais que tiveram suas vidas transformadas pela criação do parque: aprenderam a valorizar a conservação da natureza e se orgulham hoje de serem os herdeiros da pré-história na Serra da Capivara.
A direção da websérie é do fotógrafo Marcio Isensee e Sá, diretor do documentário Sob a Pata do Boi (2018). Isensee ressalta a importância das pessoas conhecerem e visitarem as áreas protegidas abertas à visitação e se apropriarem delas. “O Parque Nacional da Serra da Capivara é um Patrimônio Mundial da Humanidade, mas é um patrimônio essencialmente brasileiro, assim como tantos outros locais incríveis que existem no Brasil. Nós precisamos valorizar essas áreas protegidas. E a melhor forma de preservar é conhecendo, essa é a meta do Pé no Parque”, pontua o diretor. “A websérie é um aperitivo, mostra um pouco das belas paisagens e das histórias, mas o nosso verdadeiro objetivo é que as pessoas de fato visitem o parque e conheçam a Caatinga, um bioma incrível e único exclusivamente brasileiro”, conclui.
O lançamento da nova temporada foi realizado no Centro de Visitantes do parque no último sábado (08/06), um presente de aniversário para a área protegida, que completou 40 anos no Dia do Meio Ambiente. Além da exibição, o Movimento Pé no Parque também engrossou a programação com duas vivências de educação ambiental. A História dos Sentidos, desenvolvida pelo Instituto Moleque Mateiro, foi realizada na tarde de sexta e na manhã de sábado, e engajou visitantes e alunos de escolas municipais do entorno. Aos pés da Pedra Furada, um dos principais atrativos turísticos do parque, a contação da história da Caatinga e da Serra da Capivara através do estímulo dos sentidos chamou a atenção dos turistas que iam visitar o cartão-postal.
Acompanhe os episódios:
Episódio 1: O parque é nosso
A apresentação da verdadeira e surpreendente Caatinga, que se transforma, resiste e floresce. Um bioma que representa o próprio sertanejo, que junto com a mata persevera mesmo durante os meses de seca. No Parque Nacional Serra da Capivara, essa relação ganha força nas comunidades do entorno que se apropriam do patrimônio cultural e natural protegido e o defendem como parte da sua própria vida.
(Disponível a partir de hoje, 12/06)
Episódio 2: Arqueologia e conservação
A Serra da Capivara é o paraíso arqueológico no Brasil. A história da região se mistura com a trajetória da arqueóloga Niéde Guidon, que iniciou as escavações na Serra da Capivara na década de 70 e fez descobertas que revolucionaram o que se sabia sobre o povoamento das Américas na pré-história do homem do continente americano.
(disponível a partir do dia 19/06)
Episódio 3: Herdeiros da pré-história
Mais do que proteger a natureza, o Parque Nacional Serra da Capivara transformou a vida dos moradores que vivem no entorno do parque, os verdadeiros herdeiros da pré-história. Através do turismo e das pesquisas arqueológicas, o parque gerou emprego e renda e se tornou o principal vetor de desenvolvimento da região.
(disponível a partir do dia 26/06)
Episódio 4: Para além das pinturas rupestres
Mais do que visitar os sítios arqueológicos e as pinturas rupestres que tornaram a Serra da Capivara mundialmente famosa, o parque possui uma lista enorme de atrativos. As opções vão desde trilhas, mirantes e observação da fauna de Caatinga, até um circuito cultural que remonta a vida dos maniçobeiros, que habitavam o interior do parque.
(disponível a partir do dia 03/07)
Acompanhe os episódios no Canal do WikiParques no Youtube
Apresentação do Pé no Parque em evento de lançamento na Serra da Capivara. Foto: Henrique Júnior.
Leia Também
https://www.wikiparques.org/o-primeiro-episodio-do-pe-no-parque-esta-no-ar/
2ª temporada do Pé no Parque exibe paraíso desconhecido do Superagui
Leia também
As vidas do Parque Nacional da Serra da Capivara
Saí de São Raimundo Nonato um ano e meio após minha chegada, mas parecia que décadas haviam se passado, tamanha quantidade de vida que me passou naquele tempo →
2ª temporada do Pé no Parque exibe paraíso desconhecido do Superagui
Novos episódios da websérie realizada pela Associação O Eco mostram o Parque Nacional do Superagui, no litoral do Paraná, onde prevalecem os manguezais, praias, restingas e a cultura caiçara →
COP da Desertificação avança em financiamento, mas não consegue mecanismo contra secas
Reunião não teve acordo por arcabouço global e vinculante de medidas contra secas; participação de indígenas e financiamento bilionário a 80 países vulneráveis a secas foram aprovados →