Notícias

Um Dia no Parque: uma celebração às áreas protegidas

Mobilização nacional para promover as unidades de conservação terá semana com programação especial online a partir desta terça. E no domingo (18), a equipe do Pé no Parque estará no ar!

Redação ((o))eco ·
11 de outubro de 2020 · 5 anos atrás
O Parque Nacional do São Joaquim estará representado no painel promovido pelo Pé no Parque. Foto: Duda Menegassi

O Um Dia no Parque é uma mobilização nacional que tem como objetivo promover e valorizar as unidades de conservação brasileiras. Desde 2018, o evento sempre investiu em tirar as pessoas de casa e fazê-las ter contato com a área protegida mais próxima. Este ano, entretanto, devido às medidas preventivas face a pandemia, a campanha terá um novo formato com uma extensa programação online. Uma coisa não mudou: o protagonismo continua sendo todo das unidades de conservação! Turismo, voluntariado, infância, clima, economia e fotografia estão entre os temas que serão discutidos ao longo da semana.

No próximo domingo 18 de outubro será transmitido o Festival Um Dia no Parque, com duas horas de falas inspiradoras de todo Brasil sobre conservação e a conexão das pessoas com a natureza. Mas antes disso, a programação já começa com o Proteja Talks que comandará 9 painéis online na semana, com início na terça-feira (13).

A programação do Proteja Talks começa dia 13, com um painel que irá refletir sobre os 20 anos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Na quarta, 14, o tema é a economia da floresta. Na quinta, 15, a vez é das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) e de discutir o olhar do privado para conservação. Na sexta, 16, o debate será sobre a relação entre as UCs e a emergência climática. No sábado, a programação é dobrada, às 15h irá rolar a exibição do curta Noronha Submerso e uma conversa sobre mergulho nas UCs e às 16h será realizado um workshop de fotografia de natureza. No domingo, 18 de outubro, o dia começa com um papo sobre natureza, infância, saúde e arte, às 15h, mesma hora em que rola uma conversa sobre voluntariado em áreas protegidas.

Proteja Talks/Divulgação

E às 16h30 do domingo, a equipe do Movimento Pé no Parque preparou um painel especial para falar sobre o turismo nas áreas protegidas e todas as potencialidades que a presença de um parque pode significar, da educação à renda. Quem assistiu a websérie do Pé no Parque, realizada pela Associação O Eco com patrocínio da Fundação Grupo Boticário, vai reconhecer alguns dos palestrantes. O condutor de visitantes do Parque Nacional de São Joaquim (SC) Léo Matei,  participará junto com a turismóloga Susy Simonetti, da Universidade Estadual do Amazonas, especialista em turismo de base comunitária. Para fechar a mesa, a servidora do ICMBio, Larissa Moura Diehl, especialista em uso público. O papo será mediado pela roteirista da websérie, Duda Menegassi.

O evento é gratuito e para participar basta fazer sua inscrição no link do Proteja Talks, parceiro do Um Dia no Parque junto a outras 13 instituições para realização dos painéis virtuais.

Ângela Kuczack, diretora da Rede Pró UC e realizadora do Um Dia no Parque, acredita que este ano, diante de toda sequência de más notícias na esfera ambiental e do cenário de pandemia, a celebração promovida por Um Dia no Parque é ainda mais importante. “Num ano como este, em que a gente está vivendo uma pandemia isso é ainda mais importante. Primeiro porque as pessoas precisam da natureza e a pandemia mostrou isso pra muita gente, essa necessidade de estar em um lugar aberto, de ir num parque ou estar numa área natural”, aponta Ângela.

A diretora e idealizadora do Um Dia no Parque aponta ainda que o foco este ano na programação virtual foi trazer pessoas, projetos e ações inspiradoras. “Buscamos iniciativas que valorizam a natureza e sejam para quem for assistir uma oportunidade de se conectar com a inspiração através da natureza. E através de projetos e pessoas que nos mostram que ainda é possível”. Além da programação online, 132 unidades de conservação confirmaram ações no dia, todas respeitando as regras de segurança sanitária e de prevenção.

“No fim das contas, o Um Dia no Parque 2020, seja o virtual ou o presencial, é uma mensagem de esperança e de acreditar no futuro, de plantar boas sementes hoje para que venham dias melhores”, conclui Ângela.

 

Leia também

Caminhar para conservar (com geração de renda)

Visitação nos parques cresce pelo 12º ano seguido e bate 15 milhões em 2019

Leia também

Notícias
18 de junho de 2020

Visitação nos parques cresce pelo 12º ano seguido e bate 15 milhões em 2019

Número representa um aumento de 20,4% em relação a 2018. Líderes na visitação seguem sendo os parques nacionais da Tijuca e do Iguaçu

Colunas
2 de setembro de 2018

Caminhar para conservar (com geração de renda)

Trata-se de ir além da sinalização e começar a criar no Sistema a rede de serviços de apoio necessária a uma boa experiência de caminhada longa

Análises
19 de julho de 2019

#UmDiaNoParque

Um lembrete de que mudar o mundo é possível e é uma grande aventura!

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.