Notícias

Um parque para o tatu-bola

Parque estadual criado em outubro pelo governo do Piauí protege uma importante região da Caatinga, onde é encontrado uma espécie endêmica de tatu, que só existe no Brasil

Vandré Fonseca ·
4 de fevereiro de 2018 · 6 anos atrás
O tatu-bola-da-caatinga. Foto: Liana Mara Mendes de Sena/ICMBio.

Quase quatro anos depois de servir de mascote à Copa de 2014, finalmente o tatu-bola-da-caatinga (Tolypeutes tricinctus) recebeu a devida recompensa, um parque estadual para proteger 24.772 hectares de Caatinga, no Piauí, bem na região onde ele ocorre. Uma região de riqueza natural bem preservada, de grande beleza e com baixa densidade de pessoas.

O decreto 17.429, que criou o Parque Estadual do Cânion do Rio Poti, foi assinado no dia 18 de outubro, pelo governador Wellington Dias (PT). Ele vai proteger uma área importante da Caatinga, a região semiárida com maior biodiversidade do planeta, com quase 850 mil hectares, e que abriga cerca de 1.400 espécies de animais, muitos endêmicos e que correm o risco de extinção.

Os estudos para a criação do parque foram realizados ao longo de 2017, pela Associação Caatinga, que tem apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

“É uma área que tem muita abundância dessa espécie”, afirma Flávia Miranda, coordenadora do Projeto Tamanduá, que realiza expedições para conhecer melhor e preservar a região do novo parque estadual. “Ela está criticamente ameaçada, quase acabando mesmo devido a degradação do ambiente e à caça, e serviu de espécie guarda-chuva, usada para proteger outras espécies e todo o habitat”.

Mapa de distribuição da espécie. Imagem: ICMBio.

Flávia Miranda explica ainda que o tatu-bola-do-nordeste é endêmico do Brasil. Ele só ocorre em uma pequena parte do Cerrado e na Caatinga. Expedições do Projeto Tamanduá tentam verificar se a espécie também ocorre a norte do Poti ou se o rio representa uma barreira natural para a espécie.

Ela lembra que, no país, ocorrem 11 espécies de tatus, entre elas duas de tatu-bola, a do Nordeste e o Tolypeutes matacus, encontrado no Pantanal. É um animal pequeno, que ao ser atacado se enrola, daí seu nome. Esse comportamento o protege da maioria dos predadores, mas o deixa vulnerável a caçadores. O desmatamento na região também é uma preocupação, pois a vegetação natural é cortada para servir de lenha.

O Poti nasce na Serra dos Cariris (CE) e deságua no Parnaíba, após passar por Teresina, capital do Piauí. Na divisa entre os dois estados, atravessa uma falha geológica na Serra da Ibiapaba, onde forma os cânions. É um rio permanente que corre por uma região semiárida, portanto, um recurso natural importante para as espécies que vivem ali e também para populações humanas.

No parque há também pinturas rupestres, além de uma diversidade ainda pouco conhecida. Flávia Miranda cita a presença de arraias, que ocorrem do litoral até a Cachoeira da Lembrada. A criação do parque é vista como uma alternativa econômica na região, onde a pecuária e a agricultura encontram dificuldades para se desenvolver, devido às condições naturais.

*Editado às 16h34, do dia 05/02/2018, para corrigir a informação sobre o tamanho do parque. 

Leia Também 

Pesquisa estudará impacto da caça sobre o tatu-bola-do-Nordeste

O Brasil se esconde como o Tatu

Refúgio Tatu-bola, nova e maior área protegida de Pernambuco

 

 

Leia também

Notícias
25 de março de 2015

Refúgio Tatu-bola, nova e maior área protegida de Pernambuco

A criação do Refúgio da Vida Silvestre com nome do mascote da Copa 2014 protegerá um trecho de Caatinga e outras espécies raras da região.

Análises
3 de junho de 2014

O Brasil se esconde como o Tatu

Ao contrário da África do Sul, a Copa no Brasil não trará nenhum benefício à visitação dos parques, que não receberam qualquer melhoramento.

Notícias
10 de dezembro de 2017

Pesquisa estudará impacto da caça sobre o tatu-bola-do-Nordeste

Os resultados serão usados para sugerir áreas prioritárias para a conservação da espécie na Caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 5

  1. Christine diz:

    Uma das raras boas notícias deste país!


  2. Felipe diz:

    http://www.oeco.org.br/noticias/29018-refugio-tat

    Já foi criada uma 5 vezes maior em PE, noticiada por vocÊs mesmos!


  3. Carlos Brauna diz:

    qual a cidade sera a sede? e o turismo vai ter?


  4. Tiago diz:

    não ficou claro a área (tamanho) do parque.


  5. paulo diz:

    Parabéns e coragem aos que criaram o Parque.