A agenda de debates avançou em pontos centrais, como as lacunas das NDCs e o financiamento climático. Não por causa disso, mas também pelo avanço na mediação dos acordos, o grupo G77+China foi reconhecido com o prêmio “Raio do Dia” (Ray of the Day) entregue pelas ONGs – ao contrário do tradicional “Fóssil do Dia”, que ironiza personalidades e países que bloqueiam avanços, o raio do dia reforça o papel de quem está trabalhando em prol de um acordo climático.
Apesar do raio do dia, o clima foi de chuva insistente ao longo do dia em Belém.
Direto da sala de imprensa da Bluezone, Cristiane Prizibisczki, conversou com Márcio Isensee e Sá sobre o “alívio temporário” da ausência dos Estados Unidos nas mesas de negociação, pontuado por Christiana Figueres, diplomata e articuladora do Acordo de Paris, além das últimas novidades do segundo dia oficial da Conferência.
Nos acompanhe diariamente pelo canal do Entrando no Clima no Spotify. Escute a edição de número 62 do seu podcast sobre mudanças climáticas.
Ouça o episódio na íntegra:
Leia também
Entrando no Clima #61 – Agenda da COP30 é aprovada sem discussões sobre fim dos fósseis
Podcast de ((o))eco comenta discursos da abertura oficial da COP30. Márcio Astrini, do Observatório do Clima, fala da agenda e traz suas expectativas para evento →
Entrando no Clima #60 – Fundo financiado por fósseis domina segundo dia da Cúpula dos Líderes
Lula propõe transição financiada pelo dinheiro de energia suja. Último dia de encontro que antecede COP30 também teve espaço para discutir proteção dos oceanos →
Entrando no Clima #59 – Cúpula dos Líderes com discurso por fim dos fósseis e Coca-Cola a R$ 25
Direto de Belém, ((o))eco repercute o primeiro dia do encontro que precede a COP30 e conta bastidores do evento →




