Avançar nos tópicos da agenda de negociações foi a demanda principal do presidente Lula nesta quarta-feira (19). De volta a Belém, Lula se reuniu com representantes da sociedade civil brasileira para debater sobre o andamento das negociações. Para entender os resultados dessa reunião, o podcast de ((o))eco ouviu Marcio Astrini, do Observatório do Clima.
Um termo bastante utilizado, o “mapa do caminho para longe dos combustíveis fósseis”, esteve novamente presente no discurso do presidente como resultado esperado da COP30. Ele também falou sobre demarcação de terras indígenas, preservação de territórios quilombolas e proteção de comunidades extrativistas.
Além disso, o presidente se reuniu com a imprensa e ressaltou a importância da COP acontecer em Belém. Nossa repórter especial Cristiane Prizibisczki, que junto com outros colegas de imprensa, aguardou Lula por 3h e conversou com Márcio Isensee e Sá sobre os principais pontos abordados durante a coletiva.
Nos acompanhe diariamente pelo canal do Entrando no Clima no Spotify. Escute a edição de número 69 do seu podcast sobre mudanças climáticas.
Ouça o episódio na íntegra:
Leia também
Entrando no Clima #68 – Mapa do caminho para longe dos fósseis
Governo brasileiro anuncia lançamento de uma coalizão para o fim dos combustíveis fósseis, com apoio inicial de 80 países →
Entrando no Clima #67 – Hora das negociações políticas
COP30 chega a semana final e ministros de estado de cerca de 160 países chegam a Belém →
Entrando no Clima #66 – Balanço da primeira semana COP30
As negociações técnicas chegam ao fim e a próxima semana será marcada pelo debate político sobre os principais assuntos encaminhados →




