A COP30 chega aos seus últimos dias com clima tenso e nenhuma das principais frentes de negociação fechada. Financiamento, adaptação, metas nacionais e o roteiro para o fim dos combustíveis fósseis seguem dividindo os países, enquanto declarações paralelas e iniciativas externas começam a ganhar força nos corredores da conferência.
Nossos repórteres especiais, Cristiane Prizibisczki e Aldem Bourscheit, conversaram com Márcio Isensee e Sá sobre os impasses que marcaram esta sexta-feira (21). E para entender os detalhes da agenda da biodiversidade, do clima e como anda o debate sobre sinergia entre convenções, o podcast ((o))eco ouviu Pedro Develey, diretor executivo da ong SAVE Brasil.
Neste episódio, você acompanha ainda a análise da pesquisadora Thelma Krug, que é referência mundial em ciências climáticas. Ela explica que o cenário exige um esforço global para combater o desmatamento – que vai além de metas setoriais – diante dos eventos climáticos extremos que continuam impactando florestas em todo o planeta.
Nos acompanhe diariamente pelo canal do Entrando no Clima no Spotify. Escute a edição de número 71 do seu podcast sobre mudanças climáticas.
Ouça o episódio na íntegra:
Leia também
Entrando no Clima #70 – Incêndio compromete andamento das negociações
No dia programado para sair os primeiros textos negociais, incêndio na zona azul muda os rumos da conferência do clima →
Entrando no Clima #69 – Faltam 3 dias para o fim da COP30
Em seu retorno a Belém, Lula se reúne com representantes da sociedade civil para alinhamento necessário ao avanço das negociações →
Entrando no Clima #68 – Mapa do caminho para longe dos fósseis
Governo brasileiro anuncia lançamento de uma coalizão para o fim dos combustíveis fósseis, com apoio inicial de 80 países →




