Reportagens

Nobres vermes

No Rio Grande do Sul, pesquisadores divulgam a descoberta de um tipo de verme que habita lugares úmidos e escuros do estado.Há várias novas espécies por lá.

Ana Zanchet ·
25 de maio de 2005 · 19 anos atrás

Um projeto de pesquisa da Unisinos, monitorado por professores e com estudantes dos cursos de graduação, descobriu 40 espécies de planárias (um tipo de verme cujo corpo é achatado) na Floresta Nacional de São Francisco de Paula, no interior do Rio Grande do Sul. A estrela da safra é uma batizada de Supramontana irritata (foto).

Pouca gente dá bola ou sequer sabe o que são planárias, mas como tudo no reino animal elas são ótimos indicadores ambientais. São três seus grupos principais: terrestres, marinhos e de água doce. Há, ainda, um outro grupo que vive em cavernas.

As planárias terrestres são abundantes especialmente em florestas tropicais e subtropicais, mas algumas espécies podem viver também em ambientes alterados pelo homem, tais como jardins. Esses animais buscam refúgios úmidos e com pouca luminosidade, como troncos e galhos caídos. As planárias aquáticas vivem sobre o fundo de córregos ou lagoas e em ambientes costeiros – em mares ou oceanos.

As planárias são carnívoras, alimentando-se de outros invertebrados como larvas de insetos, tatuzinhos-de-jardim, caracóis e minhocas. Assim, são consideradas predadores do topo da cadeia alimentar. Como outros predadores, desempenham o papel de controlar as populações dos animais dos quais se alimentam.

As planárias podem ser utilizadas como indicadoras das características do ambiente onde vivem. Assim, comparando as comunidades de planárias de ambientes com distintos graus de impacto antrópico (por exemplo, florestas primárias, florestas secundárias, áreas de reflorestamento), pode-se inferir o grau de preservação do ambiente.

As planárias são invertebrados considerados relativamente primitivos, representando um dos primeiros grupos de animais a apresentarem tecidos diferenciados e um sistema nervoso bem desenvolvido. Possuem uma grande capacidade de regeneração: cortando-se o corpo de uma planária em pequenos pedaços, tem-se a partir de cada pedaço a formação de um animal completo.

Na natureza, essa grande capacidade de regeneração é utilizada para recompor partes do corpo perdidas por acidente e também é usada como uma forma de reprodução. Para a ciência, a capacidade de regeneração das planárias é um dos principais motivos para estudar esses animais.

A Floresta Nacional de São Francisco foi o primeiro local escolhido pela Unisinos para os trabalhos relativos à ecologia de planárias terrestres. Era o local ideal porque possui áreas nativas e de reflorestamento. Deu certo: foram encontradas 40 espécies, sendo que mais de 30 delas novas para a ciência.

Os resultados do estudo têm ampliado conhecimento sobre a biodiversidade brasileira em florestas subtropicais. Até o momento foram descritas seis novas espécies (Geoplana franciscana, Geoplana josefi, Notogynaphallia guaiana, Notogynaphallia ceciliae, Cephaloflexa araucariana e Supramontana irritata).

* Ana Zanchet é professora na Unisinos, doutora em Zoologia pela Universidade de Tuebingen (Alemanha) e pós-doutorada na Universidade de São Paulo. Ela coordena a pesquisa das planárias.

Leia também

Notícias
24 de abril de 2024

Na abertura do Acampamento Terra Livre, indígenas divulgam carta de reivindicações

Endereçado aos Três Poderes, documento assinado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e organizações regionais cita 25 “exigências e urgências” do movimento

Reportagens
24 de abril de 2024

Gilmar suspende processos e propõe ‘mediação’ sobre ‘marco temporal’

Ministro do STF desagrada movimento indígena durante sua maior mobilização, em Brasília. Temor é que se abram mais brechas para novas restrições aos direitos dos povos originários

Notícias
24 de abril de 2024

Cientistas descobrem nova espécie de jiboia na Mata Atlântica

A partir de análises moleculares e anatômicas, pesquisadores reconhecem que jiboia da Mata Atlântica é diferente das outras, e animal ganha status de espécie própria: a jiboia-atlântica

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.