Reportagens

Intocado

Não é casual achar uma floresta intocada. Muito menos comum são os bichos e plantas que vivem nela. Veja fotos de espécies vistas nas Montanhas Foja, Indonésia.

Carolina Elia ·
8 de fevereiro de 2006 · 18 anos atrás

Um espetacular Jardim do Éden, um cenário de conto de fadas. As palavras são de Bruce Beehler, ornitologista e vice-presidente da Conservação Internacional ao descrever as Montanhas Foja, na Indonésia. O lugar ficou fora do alcance de cientistas internacionais até dezembro do ano passado, quando 11 pesquisadores conseguiram pisar no que é considerada a maior e mais bem preservada floresta tropical da Ásia. Em uma expedição de duas semanas, mais de 40 novas espécies de animais e plantas foram descobertas. Entre elas, 20 sapos, quatro borboletas, um canguru e flores gigantes.

Mas o que mais estarreceu a equipe foi o encontro, no segundo dia, com um exemplar macho da espécie conhecida como ave do paraíso. O pássaro foi descrito em 1897 pelo ornitólogo alemão Otto Kleinschmidt,depois nunca mais foi visto. No começo da década de 80, o escritor Jared Diamond, autor de “Armas, Germes e Aço” e “Colapso” esteve na região e observou uma fêmea. Mas apenas um exemplar macho seria capaz de comprovar se tratar da mesma espécie. Imaginava-se que o raro animal vivesse na Nova Guiné, mas onde exatamente era um mistério.

Segundo Beehler, as montanhas de Foja são a terra prometida dos biólogos que procuram o desconhecido. Num país de 222 milhões de habitantes, esse lugar se manteve com uma população minúscula que não tem o costume de entrar na floresta. Em duas semanas no mato, os pesquisadores não encontraram vestígios de presença humana e os animais se aproximaram deles sem medo.

A Conservação Internacional cedeu a O Eco fotos de alguns animais e plantas descobertos na expedição. Clique aqui para ver o slide show. Se você quiser ver mais imagens, sugerimos a reportagem do Washington Post sobre esse paraíso recém descoberto.

Leia também

Notícias
25 de junho de 2024

Queimadas já atingiram mais de 600 mil hectares no Pantanal

Área queimada em 2024 é 143% maior do que o registrado em 2020, quando um terço do bioma foi devastado. Incêndios devem ultrapassar 2 milhões de hectares este ano

Salada Verde
25 de junho de 2024

Florestas de todos

Plataforma governamental reúne informações sobre um dos (ainda) maiores remanescentes planetários de vegetação nativa

Reportagens
25 de junho de 2024

Dinastia Amazônia – Parte II

China se alastra por infraestrutura brasileira e impõe seu modelo de “civilização ecológica” de crescimento

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.