O Eco e a AvistarBrasil estabeleceram uma parceria, com o patrocínio do Banco Itaú BBA, para realizar o Concurso AVISTAR – Itaú BBA de Fotografia: Aves Brasileiras. A promoção vai escolher as melhores imagens de aves brasileiras feitas tanto por amadores quanto profissionais. Vale fotografá-las em qualquer cenário – no meio de uma plantação, no alto de uma árvore ou equilibradas no parapeito de um prédio. A única exigência é que as aves estejam livres. Portanto, quem planeja enviar a foto de um papagaio em gaiola ou de um tuiuiú numa jaula de zôológico, é melhor nem se dar ao trabalho. A inscrição para concorrer aos prêmios não será aceita.
As fotografias serão selecionadas por um júri internacional e dividirão uma premiação total de 46 mil reais. As imagens vencedoras serão expostas no site de O Eco e no Avistar2007 – II Encontro Brasileiro de Observação de Aves, que acontece entre 30 de maio e 3 de junho no Parque Villa-Lobos, em São Paulo.
O concurso tem o objetivo de estimular o conhecimento, registro e preservação da avifauna brasileira, uma das mais ricas do mundo. A fotografia é uma porta de entrada para a atividade da observação de aves, que atrai para cá turistas do mundo inteiro mas que apenas começa a ser descoberta pelos brasileiros. O tema escolhido para o Avistar2007 – da janela para o mundo – quer justamente discutir como a cultura da observação de aves pode ser difundida aqui, tornando-se uma prática ao mesmo tempo de lazer e de conservação.
Inscrições
O Concurso está aberto para fotógrafos amadores e profissionais, de qualquer nacionalidade, que tenham capturado as imagens inscritas em território brasileiro. O período de inscrições vai de 30 de janeiro a 15 de abril de 2007 e elas podem ser feitas pela Internet nesta página da AvistarBrasil.
Os parceiros
O Avistar, encontro de observadores de aves, surgiu de dois grupos de discussão na internet, o OrnitoBr e o BirdwatchingBr. O Concurso é a grande novidade de sua segunda edição, o Avistar2007, que além do Congresso terá uma feira, um pavilhão infantil e oferecerá cursos de curta duração. Leia o que O Eco já publicou sobre o Avistar: “Aposta certa” e “Diversão garantida”. O Banco Itaú BBA, que patrocina diversos projetos culturais e ambientais, promove desde 1993 um Concurso de Fotografia da flora brasileira.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Após pressão, prefeitura do Rio veta licença para derrubada de 900 árvores na Barra da Tijuca
Área próxima à Lagoa de Jacarepaguá era alvo de projeto imobiliário para construção de mega-condomínio residencial →
Marina Silva associa impasses da BR-319 a descumprimento de regras ambientais
Ministra do Meio Ambiente cita descumprimento de condicionantes, pressão sobre a floresta e judicialização como entraves ao avanço da rodovia →
Marina Silva anuncia PSA pirarucu e portaria para manejo sustentável, em Manaus
Programa do MMA deve atender 5,5 mil pessoas em 41 áreas e mobilizar R$ 15 milhões, com pagamento por manejo e certificação do pescado sustentável →

