Reportagens

Adquira um novo hobby

São Paulo sedia esta semana o 2º Avistar – Encontro Brasileiro de Observação de Aves. Há atividades para adultos, crianças, iniciantes e veteranos na identificação de pássaros.

Carla di Cologna ·
29 de maio de 2007 · 19 anos atrás

“Observação de Aves: Da janela para o Mundo” é o tema do 2º Avistar – Encontro Brasileiro de Observação de Aves que começa nesta quarta-feira no Parque Villa Lobos, em São Paulo. Até domingo, 3 de junho, quem passar por lá terá a oportunidade de participar de uma extensa programação que conta com cursos de captação de sons e imagens de pássaros, observação para iniciantes, saídas de campo, mesas redondas e palestras de especialistas.

Os roteiros de campo incluem o estuário da Ilha de São Vicente, onde podem ser observados garças, biguás, socós, maguaris e guarás vermelhos, um passeio à Serra do Japi, em Jundiaí, e trilha no Núcleo Pedra Grande do Parque Estadual da Serra da Cantareira, maior floresta urbana nativa do mundo.

Embasada no tripé conservação, turismo e lazer, a idéia do evento é fomentar o interesse coletivo e estimular a cultura de birdwatching no Brasil. “Vamos receber grupos organizados de escolas e ensinar a observar os pássaros e distinguir as características de cada um”, diz Mônica Pilz Borba, coordenadora do Centro de Educação Ambiental (CEA) do parque que será integrado às atividades do Avistar. Canteiros de hortaliças e plantas medicinais, bingo, dominó e jogo da memória de animais já estão à disposição das crianças, que poderão entrar em um ninho de João de Barro tamanho gigante, realizado pelo Centro de Estudos Ornitológicos da Universidade de São Paulo (CEO-USP). Além de observar instalações de aves – feitas com placas de metal – num bosque próximo.

Voltado para a América Latina, o evento traz especialistas do Peru, Costa Rica e Argentina com a finalidade de formar uma rede no continente.O número de inscrições já superou o da edição do ano passado. O perfil dos participantes, segundo o organizador Guto Carvalho, é de fotógrafos, pesquisadores acadêmicos, estudantes e profissionais do ecoturismo.

No começo do ano, o concurso Avistar-Itaú BBA de Fotografia, que recebeu 5 mil fotos, provou como o interesse pelo assunto é alto. De acordo com Carvalho, o concurso revelou um mundo de fotógrafos de aves antes desconhecido e mobilizou muita gente para o Avistar, que também contará com o Avistar Trade,sobre turismo de negócios. O sucesso da iniciativa também pode ser verificado no aumento de 40% de estandes na feira que acontece no decorrer do evento nas alamedas do Parque Villa Lobos, voltada ao mercado de tudo o que envolve a observação de aves – editoras, hotéis, agências de turismo, etc..

Homenagens

O parque Villa Lobos foi escolhido para sediar o Avistar por ser um dos mais bem cuidados da cidade e um exemplo de recuperação ambiental. Antes da sua criação, em 1987, o local era um depósito de lixo da CEAGESP – Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo. Hoje, segundo dados do CEO, são encontradas 47 espécies de aves no parque, que conta também com o Centro de Educação Ambiental (CEA).

A homenagem desta edição do Avistar Brasil é feita a Rolf Grantsau, biólogo e naturalista alemão que veio ao Brasil em 1962 por causa da paixão por beija-flores. Pesquisador, ilustrador e escritor, é responsável por descobertas científicas como o papagaio Amazona kawalli. Um exemplo da sua importância entre os ornitólogos foi a recente descoberta do popular papa-formigas-do-Sincorá, na Chapada Diamantina (BA), batizado cientificamente de Formicivora grantsaui. O naturalista, cuja presença está confirmada na abertura do evento, foi o primeiro a ver a espécie, em 1965, mas não conseguiu indentificá-la.

Serviço

Evento: Avistar 2007 – II Encontro Brasileiro de Observação de Aves
Data: 30/05 a 03/06
Local: Parque Villa Lobos – Av. Professor Fonseca, 1885 – São Paulo (SP)
Informações: (11) 3023-5315 ou (11) 3874-0003
Programação completa: Avistarbrasil

Leia também

Notícias
19 de dezembro de 2025

STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas

Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas

Análises
19 de dezembro de 2025

Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal 

Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção

Reportagens
19 de dezembro de 2025

Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional

Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.