Reportagens

2010-2020: uma década mais produtiva e sustentável?

Na última década a produção agropecuária na Amazônia cresceu sob fortes críticas. Políticas de sustentabilidade foram criadas, mas elas ainda precisam provar que chegaram para ficar.

Paulo Barreto ·
23 de fevereiro de 2010 · 14 anos atrás

Início de década tende a estimular balanços sobre a década que passou e sobre a futura. Neste artigo sigo esta tendência ao discutir sobre o desenvolvimento rural da Amazônia.

Na última década, a produção agropecuária na Amazônia cresceu grandemente, mas sujeita a muitas críticas, especialmente pelo aumento da área desmatada para novos plantios. As críticas se intensificaram à medida que as evidências das mudanças climáticas ficaram mais claras e foram popularizadas (ex: relatório das Nações Unidas sobre mudanças climáticas de 2007 e filme Uma Verdade Inconveniente) e do registro de que o desmatamento contribuiu com mais da metade das emissões de gases do efeito estufa no Brasil (ex: relatório do Ministério da Ciência e Tecnologia de 2004).

A explosão do desmatamento no meio da década passada estimulou reações de ambientalistas e do poder público. O governo federal aumentou a fiscalização e usou novos métodos como a apreensão de gado criado em áreas desmatadas ilegalmente (Operação Boi Pirata) e o embargo econômico destas áreas. A área embargada deve ser reflorestada – ou regenerada naturalmente –  e quem comprar produtos agropecuários destas áreas pode ser penalizado.

Em 2006, uma campanha do Greenpeace fez com que grandes compradores de soja se comprometessem a não comprar os grãos oriundos de novos desmatamentos. Em 2009, uma ação do Ministério Público no Pará fez com que frigoríficos se comprometessem a não comprar gado de fazendeiros que desmatam ilegalmente e que se neguem a iniciar a regularização ambiental e fundiária de suas fazendas. Governos estaduais e federal também criaram áreas protegidas (Unidades de Conservação e Terras Indígenas) que equivalem hoje a cerca de 40% do território da região.

Na segunda metade da década o desmatamento diminuiu por causa da pressão social e pública e por causa da queda dos preços de produtos agropecuários, especialmente da carne e da soja. Em 2009 o desmatamento foi de cerca de 7.000 km2, o menor desde o início do monitoramento anual.

Entretanto, essa boa notícia tem estimulado outro debate: o combate ao desmatamento reduziria o crescimento agropecuário na região? Felizmente, é possível manter e até aumentar a produção agropecuária da região sem novos desmatamentos. Esse cenário seria possível por meio do aumento da produtividade do uso das áreas desmatadas. Segundo a Embrapa, seria possível até dobrar a produção sem novos desmatamentos. Porém, é preciso tornar a região atrativa para os investimentos em produtividade enfocando na correção de falhas de políticas públicas e em apoio.

Acabar o subsídio pelo uso da terra.

Quando alguém ocupa uma terra pública e não paga pelo seu uso, se torna mais lucrativo desmatar novas áreas do que investir no aumento da produtividade das áreas já desmatadas. Portanto, para incentivar o uso mais produtivo das áreas desmatadas o governo deverá fazer a regularização fundiária por meio da venda da terra ou do arrendamento pelo uso das posses irregulares na região. Em 2009, o governo federal iniciou o programa Terra Legal para regularizar 67 milhões de hectares. Este programa considera apenas parcialmente a solução do problema, pois ainda oferece subsídios para a regularização fundiária como doação de terras, descontos para quem ocupou a terra por mais tempo e prazos muito longos para pagamento. Assim, é necessário acabar com os subsídios deste programa

Adensar e melhorar a infra-estrutura e os serviços no meio rural

Este tipo de investimento (ex: estradas, energia, educação e saúde) melhoraria as condições para que o setor privado investisse na melhoria da produtividade de uso do solo. Considerando que os recursos públicos são escassos, os governos deveriam adensar e melhorar a infra-estrutura nas áreas mais ocupadas na Amazônia em vez de expandi-la em novas fronteiras (ex: asfaltamento da BR-319) com baixa densidade populacional. A extensão de estradas na região indica a magnitude e complexidade da demanda por investimentos em infra-estrutura na Amazônia. Um levantamento do Imazon demonstrou que até 2008 existiam 414 mil quilômetros de estradas na região, dos quais 307 mil eram estradas informais (74%) abertas principalmente por madeiros e fazendeiros. A priorização das estradas a serem mantidas deveria considerar o retorno socioeconômicos dos investimentos públicos necessários em vez de simplesmente por interesses privados. O Zoneamento Econômico Ecológico seria uma importante ferramenta para a identificação das microrregiões prioritárias para receber estes investimentos.

Se a ocupação gratuita ou subsidiada de terras públicas na Amazônia continuar, não será atrativo investir em produtividade das áreas desmatadas. Sem investimentos inteligentes em infra-estrutura e serviços na região, é provável que muitos produtores vão preferir investir em outras regiões do país com melhor infra-estrutura ou vão desmatar em novas fronteiras.

Paulo Barreto, 42, é pesquisador sênior do Imazon onde trabalha há 19 anos. Publicou cerca de 70 trabalhos técnicos, incluindo 11 livros e 22 artigos em revistas científicas. Internautas já baixaram mais de 9,000 cópias de seus trabalhos do site do Imazon.É mestre em ciências florestais pela Universidade Yale nos Estados Unidos.

  • Paulo Barreto

    Sonha com um mundo sustentável e trabalha para que este desejo se torne realidade na Amazônia. É pesquisador Sênior do Imazon.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.