O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Fundação SOS Mata Atlântica divulgaram hoje (17) os números do desmatamento nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória (ES). Os dados, referentes ao período 2005-2008, são de arrepiar os cabelos de qualquer gestor municipal. Segundo o levantamento, foram desmatados nestes três anos 793 hectares de Mata Atlântica, o equivalente a 990 campos de futebol iguais ao Maracanã. Os dados fazem parte do Atlas de Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, que será lançado em maio do próximo ano, com informações dos 3,4 mil municípios que abrangem o bioma.
![]() Leia também![]()
Colunas
11 de abril de 2025
Marketing não é capaz de reviver espécies extintasA empresa que anunciou o “renascimento” do extinto lobo-terrível criou, no máximo, um híbrido. E embora a notícia seja impressionante, há questões éticas, ecológicas e sociais em aberto → ![]()
Reportagens
11 de abril de 2025
Conservar para lucrar: o capitalismo na pauta ambientalDebate em podcast aborda formas obtidas por grandes empresas, governos e atores corporativos para continuar lucrando sob a lógica da conservação do meio ambiente → ![]()
Salada Verde
11 de abril de 2025
MMA lança curso gratuito de capacitação para a COP 30Voltada para diversos públicos da sociedade civil, formação é online e assíncrona e oferece certificado. Saiba como se inscrever →
Por
Redação ((o))eco
Mais de ((o))eco |