Reportagens

Queimadas nas UCs diminuem 44% em 2008.

Redação ((o))eco ·
30 de dezembro de 2008 · 18 anos atrás

O ano está terminando e o Monitor O Eco faz aqui um balanço das queimadas nas unidades de conservação (UCs) do país. De acordo com informações levantadas no Banco de Dados sobre Queimadas do Ibama e do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o número de focos de incêndio captados por diferentes satélites (NOAA, Terra, Aqua, GOES e Metereosat) dentro das áreas protegidas caiu 44% em relação a 2007.A situação, no entanto, merece ainda ser melhor analisada pelos especialistas do INPE e Ibama, pois diversos fatores, que podem variar da quantidade de chuvas à mobilização de recursos financeiros, determinam a saúde dos parques e reservas frente ao fogo. O que é possível afirmar agora é que houve um aumento preocupante de quantidade de incêndios em UCs no Nordeste. Destaque para a Área de Proteção Ambiental da Chapada do Araripe, a campeã de queimadas de 2008. Ali é a caatinga que está sendo queimada vergonhosamente para alimentar o pólo gesseiro com carvão vegetal. Na Amazônia, como se vê na lista abaixo, os problemas continuam os mesmos. Florestas Nacionais do Bom Futuro e Jamanxin, em Rondônia e Pará, continuam dominadas por grileiros que trabalham dia e noite para madeireiros e pecuaristas ilegais. Veja a lista das UCs mais queimadas neste ano de 2008 (Fonte: BDQueimadas; INPE/Ibama)Explore mais pontos de incêndio no mapa do Monitor e saiba mais sobre queimadas nos parques nos últimos seis meses. Em 2009, O Eco voltará a acompanhar as queimadas nas unidades de conservação.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
3 de novembro de 2026

Estudo genético revela duas novas espécies de bugios no Brasil

A pesquisa pioneira analisou todo genoma dos macacos conhecidos como bugios ou guaribas e confirmou a existência de um total de 16 espécies na América Latina →

Colunas
3 de novembro de 2026

O impacto ambiental dos data centers

De que nos serve uma Inteligência Artificial cada vez mais poderosa se não soubermos preservar as condições da vida no planeta? →

Salada Verde
3 de novembro de 2026

Como falar de alimentação e mudanças climáticas nas redes? Oficina promove formação em São Paulo

Atividade gratuita integra a programação da Virada Sustentável 2026 e propõe a produção de conteúdos digitais sobre sistemas alimentares e território →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.