Pelo segundo ano consecutivo, O Eco e a AvistarBrasil renovam a parceria, com o patrocínio do Banco Itaú BBA, para realizar o 2o Concurso AVISTAR – Itaú BBA de Fotografia: Aves Brasileiras. A promoção vai escolher as melhores imagens de aves brasileiras feitas tanto por amadores quanto profissionais. A única exigência é que as aves estejam livres, e sejam fotografadas no seu habitat.
As fotografias serão selecionadas por um júri internacional e dividirão uma premiação total de 62 mil reais, em três categorias: Melhor Foto, Melhor Registro e Primeiras Aves, para iniciantes. As imagens vencedoras serão expostas no site de O Eco e no Avistar2008 – III Encontro Brasileiro de Observação de Aves, que acontece entre 22 e 25 de maio no Parque Villa-Lobos, em São Paulo.
O concurso tem o objetivo de estimular o conhecimento, registro e preservação da avifauna brasileira, uma das mais ricas do mundo. A fotografia é uma porta de entrada para a atividade da observação de aves, que atrai para cá turistas do mundo inteiro, mas que apenas começa a ser descoberta pelos brasileiros. A primeira edição do concurso, realizada em 2007, atraiu 2.436 participantes que inscreveram 4.959 fotos.
Inscrições
O Concurso está aberto para fotógrafos amadores e profissionais, de qualquer nacionalidade, que tenham capturado as imagens inscritas em território brasileiro. O período de inscrições termina no dia 25 de março de 2008 e elas podem ser feitas pela Internet nesta página da AvistarBrasil. O fotográfo deverá escolher, no momento da inscrição, a categoria na qual cada fotografia concorrerá.
Os parceiros
O Avistar, encontro de observadores de aves, surgiu de dois grupos de discussão na internet, o OrnitoBr e o BirdwatchingBr. O Concurso é parte do evento desde a sua segunda edição, o Avistar2007. O Banco Itaú BBA, que patrocina diversos projetos culturais e ambientais, promove desde 1993 um Concurso de Fotografia da flora brasileira.
Leia o que O Eco já publicou sobre a última edição do Concurso AVISTAR – Itaú BBA de Fotografia: Aves Brasileiras:
Leia também
STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas
Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas →
Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal
Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção →
Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional
Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira →







