Reportagens

Desenho ecológico

Salões de humor trazem toda a criatividade de cartunistas para retratar as mazelas ambientais da atualidade. Estrangeiros ganham competição sobre destruição da Amazônia.

Cristiane Prizibisczki ·
13 de fevereiro de 2008 · 18 anos atrás

A devastação na Amazônia tem sido tema constante na mídia, principalmente depois do anúncio da expansão de suas áreas degradadas. Diariamente, o assunto pipoca em forma de reportagens, notas e editoriais. Isso todos podem comprovar abrindo qualquer jornal ou revista. O que nem todo mundo sabe é que, há vários meses, outro setor da imprensa começou a dar mais importância para nossas florestas: os cartunistas.

O tema da ecologia sempre foi abraçado por artistas. No entanto, o crescimento no número de concursos que exploram o assunto chama a atenção. A lista chega a ser longa: I Salão de Humor pela Floresta Amazônica, I Salão do Humor Ecológico de Campos, I Salão do Humor da Amazônia – Ecologia no traço, todos realizados em 2007 ou nos primeiros meses de 2008.

Além do desmatamento, a falta d´água e o aquecimento global também já se transformaram em imagens vencedoras de disputas internacionais. O objetivo dos concursos, de forma geral, é “chamar a atenção”, “alertar”, “conscientizar”, por meio da arte, para os problemas que o planeta tem enfrentado.

O resultados causam um deleite visual e poderiam ser considerados primorosos, não fossem retratos de uma tragédia. Clique na imagem para conferir o slide-show.

  • Cristiane Prizibisczki

    Jornalista com quase 20 anos de experiência na cobertura de temas como conservação, biodiversidade, política ambiental e mudanças climáticas. Já escreveu para UOL, Editora Abril, Editora Globo e Ecosystem Marketplace e desde 2006 colabora com ((o))eco. Adora ser a voz dos bichos e das plantas.

Leia também

Notícias
19 de dezembro de 2025

STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas

Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas

Análises
19 de dezembro de 2025

Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal 

Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção

Reportagens
19 de dezembro de 2025

Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional

Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.