Reportagens

Código Florestal com hora marcada

Flexibilização do Código Florestal será votada nesta quarta-feira às 10h no plenário 2 da Câmara dos Deputados. População está convidada a pressionar.

Redação ((o))eco ·
3 de novembro de 2009 · 15 anos atrás

Está marcada para esta quarta-feira as 10h a votação do projeto de lei 6424 do deputado Marcos Montes (DEM-MG) na comissão de meio ambiente da Câmara, que quer sucatear a legislação ambiental mais forte que o Brasil tem, o Código Florestal de 1965. Entre as propostas, com amplo apoio dos parlamentares, está a possibilidade de recuperação de reservas legais com espécies exóticas e anistia a desmatamentos que aconteceram antes de julho de 2006. Outra prerrogativa perigosa é deixar nas mãos de estados e municípios a definição do que são áreas de preservação permanentes, que existem para resguardar áreas frágeis como topos de morros, nascentes e beira de rios.

Diversas manifestações encabeçadas por organizações não governamentais já tentaram atrapalhar a tramitação de projetos como este, mas nada até agora conseguiu barrar os anseios dos ruralistas. A população está convidada a participar da sessão e pressionar pela não aprovação da proposta, que dará sinal verde para a aceleração do desmatamento no Brasil, diferente do que a cúpula ambiental do governo propala nos fóruns internacionais.

Leia também

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.