ICMBio abre consulta pública para criação de refúgio para sauim-de-coleira

Criação da unidade de conservação próxima a Manaus é considerada fundamental para assegurar o futuro da espécie, que vive apenas numa pequena porção do Amazonas

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) anunciou nesta sexta-feira (19) o início do processo de consulta pública para criação do Refúgio de Vida Silvestre do Sauim-de-Coleira, no Amazonas. A unidade de conservação, que abrangerá cerca de 15,2 mil hectares, é considerada fundamental para conservação do primata, classificado como Criticamente Em Perigo de extinção. Há mais de uma década os pesquisadores lutam pela criação da área protegida.

O sauim-de-coleira (Saguinus bicolor) vive apenas em uma pequena porção do estado do Amazonas, entre os municípios de Manaus, Itacoatiara e Rio Preto da Eva. São cerca de 8 mil quilômetros quadrados – o equivalente a menos de 1% do estado amazonense ou o tamanho da Região Metropolitana de São Paulo. É uma das menores áreas de distribuição geográfica conhecida entre os primatas brasileiros.

A área proposta para o refúgio está situada no distrito de Novo Remanso, na zona rural de Itacoatiara. Se criado, será a primeira unidade de conservação federal de proteção integral no habitat da espécie. Enquanto Refúgio de Vida Silvestre, a área pode abranger propriedades particulares, desde que as atividades sejam feitas de forma compatível com os objetivos de conservação.

Em laranja, as UCs estaduais do Amazonas: Reserva do Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista e a Área de Proteção Ambiental (APA) Rio Negro Setor Tarumã-Açu. Em azul, as áreas privadas: a Reserva Florestal Ducke, do INPA, e a área do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), do Exército. Em branco, a Terra Indígena Rio Urubu. E em verde a área proposta para o Refúgio de Vida Silvestre do Sauim-de-Coleira. O contorno vermelho destaca toda extensão da área de distribuição do sauim-de-coleira (Saguinus bicolor), entre os municípios de Manaus, Rio Preto da Eva e Itacoatiara.

A localização foi definida como estratégica e prioritária pelos pesquisadores porque é uma região com florestas ainda bem preservadas, porém desprotegidas, e que possuem um papel importante para garantir a conexão entre os blocos florestais ao longo do habitat do sauim-de-coleira. “Nós precisamos que essas grandes áreas que ainda existem hoje não fiquem isoladas ao longo do tempo. Porque isso vai fazer com que haja problemas no fluxo genético e haja problemas relacionados à viabilidade da espécie no longo prazo”, conta o analista ambiental do ICMBio, Diogo Lagroteria, em reportagem publicada em ((o))eco sobre o refúgio