Reportagens

Parque indígena na Colômbia

Amazônia colombiana ganha parque nacional de mais de um milhão de hectares administrado por uma associação indígena.

Redação ((o))eco ·
16 de novembro de 2009 · 16 anos atrás

A Colômbia decretou no final do mês de outubro seu mais novo parque nacional. Localizado na porção amazônica de seu território, o Parque Nacional Natural Yaigojé Apaporis nasceu com pouco mais de um milhão de hectares e será administrado por uma associação indígena, entidade que mais pressionou pela proteção da área, segundo o governo colombiano. Estima-se que a região seja lar de 362 espécies de aves, pelo menos duas endêmicas, além de 81 répteis, 73 anfíbios, 201 tipos de peixes (sendo três registros novos na Colômbia) e 16 mamíferos ameaçados de extinção. Há ainda na região 1.683 espécies de plantas, 12 delas novas para a Ciência. Com o novo parque, a Colômbia passa a proteger 12.579.081 hectares com parques nacionais e a Amazônia no país ganha ao todo quase nove milhões de hectares com este status.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
20 de março de 2026

Inscrições abertas para mestrado em Desenvolvimento Sustentável na UFRRJ

As inscrições para o Mestrado Profissional estão abertas e vão até o dia 24 de abril. Serão disponibilizadas 20 vagas e as aulas serão presenciais no Rio

Notícias
20 de março de 2026

Qualidade da água na Mata Atlântica estagna e pontos com nível “bom” despencam

Relatório da SOS Mata Atlântica mostra piora discreta, mas persistente, nas águas do bioma. Também averiguou que nenhum rio apresentou qualidade ótima em 2025

Externo
20 de março de 2026

Oceanos em acidificação estão desgastando a arqueologia subaquática

Mármore, calcário e outras rochas carbonáticas usadas ao longo da Antiguidade podem começar a se dissolver à medida que os oceanos absorvem mais dióxido de carbono

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.