A revista Nature Geoscience publicou nesta terça-feira um estudo que aponta uma previsão de aumento de temperatura de seis graus Celsius no planeta até o final do século, o que situa as conseqüências das mudanças climáticas como praticamente irreversíveis. A pesquisa é assinada por 31 estudiosos de 7 países liderados pela Universidade de East Anglia e a organização British Antarctic Survey. Eles usaram dados de observações de satélite e modelos que estimam a captura de carbono por oceanos e florestas e concluíram que a capacidade da Terra de absorver todo esse carbono diminui a cada ano. Nos últimos 50 anos, por exemplo, a fração de gás carbônico que permanece na atmosfera a cada 12 meses aumentou de 40 para 45%. Isso significa que a quantidade de CO2 resiliente cresceu numa média de 0.3% por ano entre 1959 e 2008.
Os pesquisadores chegaram a outros números alarmantes. De 2000 a 2008, as emissões de combustíveis fósseis aumentaram anualmente 3.4% e nesse mesmo período as emissões globais se elevaram em 29%. Tudo isso mostrou aos autores, liderados por Corinne Le Quere, que se a reunião de Copenhagen for um fracasso, o mundo pode se preparar para enfrentar uma temperatura média global de mais 6ºC, o que é muito acima do tolerado nos cenários de adaptação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
À espera de um filhote de harpia
Saga de sete dias para capturar o filhote na Mata Atlântica baiana permite instalação de transmissor que ajudará a coletar dados inéditos sobre a espécie →
O que a invasão dos javalis nos ensina sobre o princípio da precaução
Quando os princípios ambientais recomendam cautela, avaliação prévia dos riscos e mais estudos, muitos provavelmente enxergam tais exigências como entraves burocráticos ao desenvolvimento →
BR-163 acelera exportações de soja, aumenta emissões de poluentes e aquece esquemas do mercado de carbono
Da história da construção da rodovia aos impactos atuais dos caminhões na saúde respiratória, as emissões movimentam a compra e venda de créditos de carbono “opacos” entre os estados do MT e PA →

