Reportagens

Mundo 6 graus mais quente

Grupo de pesquisadores aponta que de 2000 a 2008 emissões globais cresceram 29% e estima aumento de 6ºC até o fim do século.

Redação ((o))eco ·
18 de novembro de 2009 · 12 anos atrás

A revista Nature Geoscience publicou nesta terça-feira um estudo que aponta uma previsão de aumento de temperatura de seis graus Celsius no planeta até o final do século, o que situa as conseqüências das mudanças climáticas como praticamente irreversíveis. A pesquisa é assinada por 31 estudiosos de 7 países liderados pela Universidade de East Anglia e a organização British Antarctic Survey. Eles usaram dados de observações de satélite e modelos que estimam a captura de carbono por oceanos e florestas e concluíram que a capacidade da Terra de absorver todo esse carbono diminui a cada ano. Nos últimos 50 anos, por exemplo, a fração de gás carbônico que permanece na atmosfera a cada 12 meses aumentou de 40 para 45%. Isso significa que a quantidade de CO2 resiliente cresceu numa média de 0.3% por ano entre 1959 e 2008.

Os pesquisadores chegaram a outros números alarmantes. De 2000 a 2008, as emissões de combustíveis fósseis aumentaram anualmente 3.4% e nesse mesmo período as emissões globais se elevaram em 29%. Tudo isso mostrou aos autores, liderados por Corinne Le Quere, que se a reunião de Copenhagen for um fracasso, o mundo pode se preparar para enfrentar uma temperatura média global de mais 6ºC, o que é muito acima do tolerado nos cenários de adaptação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas.

Leia também

Salada Verde
21 de outubro de 2021

Polícia Civil do Maranhão prende um dos homens que matou onça preta e se gabou nas redes sociais

Corpo do animal abatido foi filmado por três homens, que comemoraram o feito. O homem preso também será multado pelo Ibama.

Reportagens
21 de outubro de 2021

COP26 – Brasil tentou minimizar impacto das emissões da pecuária em relatório do IPCC

País também defendeu que aumento do desmatamento não é resultado da política atual brasileira. Outros países fizeram lobby para mudar relatório climático.

Reportagens
21 de outubro de 2021

Estudo aponta diretrizes para barrar a degradação acelerada de campos e savanas

As chamadas grasslands estão ameaçadas em todo o planeta, alerta um grupo internacional de pesquisadores. Solução envolve restauração e busca de alternativas de exploração econômica sustentáveis

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta