Reportagens

Ao redor de Copenhague

A cidade recebeu milhares de ativistas, diplomatas e políticos durante duas semanas . Dentro ou fora da Conferência do Clima nossos repórteres registraram o espírito do encontro. Veja galeria de fotos.

Redação ((o))eco ·
18 de dezembro de 2009 · 14 anos atrás

Marcianos do clima

Por pelo menos dois dias circularam pelos corredores do Bella Center marcianos que repetiam frases como “Me leve ao seu líder”, “Onde estão os líderes climáticos?”

Compre uma garrafa de esperança

Por todo lugar que se anda em Copenhague é fácil topar com cartazes como este da foto acima, colocado num ponto de ônibus. O detalhe é que campanha por transformar Copenhagen em Hopenhagen (hope significa esperança, em inglês) – que já caiu no discurso das autoridades dinamarquesas organizadoras da Conferência do Clima – é parte de uma propaganda de ninguém mais que a Coca-Cola. “Uma garrafa de esperança”, diz o anúncio. Neste caso em específico, algum sujeito inspirado pegou uma canetinha e respondeu à propaganda: “Cara Coca-Cola, é ótimo que vocês estejam fazendo algo de bom, mas isso não substitui tudo de ruim que vocês fazem”.


Uma tonelada de gás carbônico

Além do cubo gigante instalado pela organização da Conferência no lago Saint Jorgen, em Copenhague, logo na entrada do Bella Centre um balão representa o tamanho do volume de uma tonelada de gás carbônico. De acordo com o último relatório do economista Nicolas Stern, as emissões globais de CO2 somam 47 bilhões de toneladas por ano, e se o ritmo se mantiver, chegará a 58 bilhões de toneladas em 2020.

De cara com um urso polar

Conforme as negociações avançam, mais ativistas são encontrados nos corredores do Bella Center, trazendo um pouco das manifestações que ocorrem nas ruas de Copenhague e ao redor do mundo para bem perto das delegações que discutem o novo acordo sobre o clima. Este urso polar faz campanha para que as concentrações de carbono na atmosfera sejam limitadas a 350 partes por milhão (ppm), para que seu habitat não derreta por completo. Será uma tarefa difícil. Segundo o Centro Hadley de Meteorologia do Reino Unido, esta concentração já tinha superado as 385ppm em 2008.

Energia dos pedais

Dezenas de bicicletas estão conectadas a uma árvore de Natal no centro de Copenhague, onde as pessoas são convidadas a tramsitir um pouco da energia dos pedais para iluminar as lâmpadas LED penduradas.

Árvores que protestam

Outro protesto criativo. Este contra o uso de florestas para abater metas dos países ricos. Um dos cartazes diz, por exemplo, “Não à fraude florestal”

Uma bike criativa

Bicicletas estão por toda parte em Copenhague, mas essa aqui parece uma boa contra o vento frio e cortante

Delegação da Europa

Coletivas de imprensa da União Européia foram algumas das mais concorridas durante a reunião de Copenhague.

Negociador chefe do Brasil
Luis Alberto Figueiredo Machado, do Itamaraty, atuou como negociador-chefe da delegação brasileira. Ele também foi co-autor da primeira proposta de um texto de acordo em Copenhague
Escoteiros marcam presença na COP com vaso gigante no centro de Copenhague e em conferência no Bella Center para dizer que “são parte da solução” para o problema climático. O movimento dos escoteiros abrange 30 milhões de pessoas em 160 países.

Leia também

Reportagens
18 de abril de 2024

A nova distribuição da vida marinha no Atlântico ocidental

Estudo de porte inédito pode melhorar políticas e ações para conservar a biodiversidade, inclusive na foz do Rio Amazonas

Análises
18 de abril de 2024

Uma COP 30 mais indígena para adiarmos o fim do mundo

Sediada pela primeira vez na Amazônia, a conferência traz a chance de darmos uma guinada positiva no esforço para frear a crise climática que ameaça nossa espécie

Notícias
18 de abril de 2024

PSOL pede inconstitucionalidade de lei que fragiliza o licenciamento ambiental no ES

Para o partido, as mudanças no licenciamento estadual não estão previstas na legislação federal e prejudicam o meio ambiente; lei tirou espaço da sociedade civil nos processos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.