Reportagens

Monitoramento florestal em testes

Protótipo do Google Earth capaz de monitorar alterações de cobertura florestal com tecnologia do Imazon começará a ser testado na Tanzânia.

Redação ((o))eco ·
18 de fevereiro de 2010 · 16 anos atrás

O braço das Nações Unidas que cuida de assuntos diretamente relacionados com os mecanismos de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (UN-REDD), anunciou que vai trabalhar em conjunto com o Google Earth para testar seu programa de observação e mensuração de cobertura florestal. Os testes começarão na Tanzânia, na África.

Com tecnologia desenvolvida pelo Imazon e baseada no sucesso do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) emitido desde 2006 para a Amazônia, o aplicativo tinha sido apresentado oficialmente durante a Conferência do Clima em Copenhague, ano passado e vai permitir que os usuários tenham acesso online e em escala mundial a informações sobre alterações na cobertura florestal.

Segundo o pesquisador Maurizio Teobaldelli, do Centro Mundial de Monitoramento de Conservação da ONU (WCMC), o protótipo deverá ser disponibilizado como um serviço sem fins lucrativos, mas por enquanto tem sido testado de modo restrito. O sistema do Google não fornecerá informações sobre emissões, a princípio. E essa análise só poderá ser feita após a integração do sistema com outras tecnologias que permitem acesso a dados sobre estoques de carbono, por exemplo, e coleta de informações em campo com GPS.

Leia também

Notícias
4 de dezembro de 2025

Quase a metade dos ambientes aquáticos do mundo está gravemente contaminada por lixo

Estudo de pesquisadores da Unifesp sintetizou dados de 6.049 registros de contaminação em todos os continentes ao longo da última década

Reportagens
4 de dezembro de 2025

Como as canoas havaianas podem ser aliadas à pesquisa sobre microplásticos?

Pesquisadores da UFC desenvolveram uma nova metodologia capaz de captar dados relacionados a microplásticos com baixo custo e sem emissão de CO₂

Notícias
4 de dezembro de 2025

Macaco-aranha-da-cara-branca é destaque de pesquisa e turismo no Cristalino

Retomada do monitoramento do macaco na RPPN Cristalino revela novas informações e ajuda a promover turismo e Rota dos Primatas de Mato Grosso

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.