Reportagens

Monitoramento florestal em testes

Protótipo do Google Earth capaz de monitorar alterações de cobertura florestal com tecnologia do Imazon começará a ser testado na Tanzânia.

Redação ((o))eco ·
18 de fevereiro de 2010 · 14 anos atrás

O braço das Nações Unidas que cuida de assuntos diretamente relacionados com os mecanismos de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação (UN-REDD), anunciou que vai trabalhar em conjunto com o Google Earth para testar seu programa de observação e mensuração de cobertura florestal. Os testes começarão na Tanzânia, na África.

Com tecnologia desenvolvida pelo Imazon e baseada no sucesso do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) emitido desde 2006 para a Amazônia, o aplicativo tinha sido apresentado oficialmente durante a Conferência do Clima em Copenhague, ano passado e vai permitir que os usuários tenham acesso online e em escala mundial a informações sobre alterações na cobertura florestal.

Segundo o pesquisador Maurizio Teobaldelli, do Centro Mundial de Monitoramento de Conservação da ONU (WCMC), o protótipo deverá ser disponibilizado como um serviço sem fins lucrativos, mas por enquanto tem sido testado de modo restrito. O sistema do Google não fornecerá informações sobre emissões, a princípio. E essa análise só poderá ser feita após a integração do sistema com outras tecnologias que permitem acesso a dados sobre estoques de carbono, por exemplo, e coleta de informações em campo com GPS.

Leia também

Notícias
3 de maio de 2024

Eletrobras contraria plano energético e retoma projetos para erguer megausinas no Tapajós

Há oito anos, as usinas do Tapajós estão fora do Plano Decenal de Energia, devido à sua inviabilidade ambiental. Efeitos danosos são inquestionáveis, diz especialista

Reportagens
3 de maio de 2024

Obra para desafogar trânsito em Belém na COP30 vai rasgar parque municipal

Com 44 hectares, o Parque Ecológico Gunnar Vingren será cortado ao meio para obras de mobilidade. Poderes estadual e municipal não entram em acordo sobre projeto

Salada Verde
3 de maio de 2024

Governo do RJ recebe documento com recomendações para enfrentamento ao lixo no mar

Redigido pela Rede Oceano Limpo, o documento foi entregue durante cerimônia no RJ. O plano contém diretrizes para prevenir, monitorar e conter o despejo de lixo nos oceanos.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.