O articulista de meio ambiente do jornal britânico Guardian, Fred Pearce, despejou na edição desta quinta-feira toda sua crítica sobre o projeto de neutralização de carbono de empresas americanas através de subsídios às ações de preservação no Parque Nacional Noel Kempff Mercado, na Bolívia. Segundo ele, o salvamento da floresta ali está provocando a destruição de matas em outros locais. Ele argumenta que a menos que os países se comprometam com o corte no desmatamento como um todo, projetos individuais de comercialização de carbono não valem nada, pois em vez de reduzir as emissões de suas atividades principais, as empresas atingem suas metas de controle do gás carbônico bancando projetos de conservação ao redor do planeta.
No caso do projeto boliviano, concebido há 14 anos e tocado pela organização The Nature Conservancy (TNC) é parcialmente financiado pelas empresas de óleo e gás BP e American Eletric Power. Os cerca de 10 milhões de dólares do projeto custearam a ampliação do parque nacional e foi vitrine de estudos sobre sequestro de carbono da atmosfera.
Não faz muito tempo que os resultados desse trabalho foram questionados por outras organizações como o Greenpeace, que defendeu que projetos de redução de emissões em florestas devem ser apenas nacionais e não sub-nacionais, como tem sido exemplificado no caso de Noel Kempff.
Saiba mais sobre esta discussão aqui.
Leia também
Conheça as cinco novas unidades de conservação do Ceará
O governo cearense criou cinco UCs que protegem cerca de 80 mil hectares na Caatinga e ajudam a combater a desertificação que avança no semiárido brasileiro →
Capobianco presidirá a COP 15 das Espécies Migratórias
Secretário-executivo do MMA liderará a Conferência das Partes, que este ano ocorrerá em Mato Grosso do Sul; é a primeira vez que o Brasil sedia o evento →
UTE São Paulo: Ibama nega licença prévia para a maior termelétrica a gás fóssil do país
Órgão ambiental arquivou processo de licenciamento após verificar falhas no Estudo de Impacto Ambiental apresentado; Usina estava projetada para ser construída em Caçapava (SP) →





