Reportagens

Noel Kempff no alvo de novo

Jornal britânico reascende discussão sobre eficácia de projetos sub-nacionais de redução de emissões por desmatamento, criticando exemplo do Parque Nacional Noel Kempff, na Bolívia.

Redação ((o))eco ·
11 de março de 2010 · 14 anos atrás

O articulista de meio ambiente do jornal britânico Guardian, Fred Pearce, despejou na edição desta quinta-feira toda sua crítica sobre o projeto de neutralização de carbono de empresas americanas através de subsídios às ações de preservação no Parque Nacional Noel Kempff Mercado, na Bolívia. Segundo ele, o salvamento da floresta ali está provocando a destruição de matas em outros locais. Ele argumenta que a menos que os países se comprometam com o corte no desmatamento como um todo, projetos individuais de comercialização de carbono não valem nada, pois em vez de reduzir as emissões de suas atividades principais, as empresas atingem suas metas de controle do gás carbônico bancando projetos de conservação ao redor do planeta.

No caso do projeto boliviano, concebido há 14 anos e tocado pela organização The Nature Conservancy (TNC) é parcialmente financiado pelas empresas de óleo e gás BP e American Eletric Power. Os cerca de 10 milhões de dólares do projeto custearam a ampliação do parque nacional e foi vitrine de estudos sobre sequestro de carbono da atmosfera.

Não faz muito tempo que os resultados desse trabalho foram questionados por outras organizações como o Greenpeace, que defendeu que projetos de redução de emissões em florestas devem ser apenas nacionais e não sub-nacionais, como tem sido exemplificado no caso de Noel Kempff.

Saiba mais sobre esta discussão aqui.

Leia também

Colunas
17 de abril de 2024

Declaração de Barcelona define novos rumos para a Década do Oceano

O encerramento do evento oficializou a primeira conferência da Década do Oceano de Cidades Costeiras que ocorrerá em 2025 na cidade de Qingdao, na China.

Salada Verde
17 de abril de 2024

Marina Silva é uma das 100 pessoas mais influentes de 2024, segundo a Time

Selecionada na categoria “líderes”, perfil de Marina destaca a missão da ministra em prol do combate ao desmatamento ilegal na Amazônia. Ela é a única brasileira citada na lista de 2024

Reportagens
17 de abril de 2024

Em audiência pública na ALMG, representantes da UFMG alertam para impactos da Stock Car

Reunião contou com reitora e diretores da universidade, mas prefeitura e organizadores da corrida faltaram; deputada promete enviar informações a patrocinadores da Stock Car

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.