Reportagens

Noel Kempff no alvo de novo

Jornal britânico reascende discussão sobre eficácia de projetos sub-nacionais de redução de emissões por desmatamento, criticando exemplo do Parque Nacional Noel Kempff, na Bolívia.

Redação ((o))eco ·
11 de março de 2010 · 16 anos atrás

O articulista de meio ambiente do jornal britânico Guardian, Fred Pearce, despejou na edição desta quinta-feira toda sua crítica sobre o projeto de neutralização de carbono de empresas americanas através de subsídios às ações de preservação no Parque Nacional Noel Kempff Mercado, na Bolívia. Segundo ele, o salvamento da floresta ali está provocando a destruição de matas em outros locais. Ele argumenta que a menos que os países se comprometam com o corte no desmatamento como um todo, projetos individuais de comercialização de carbono não valem nada, pois em vez de reduzir as emissões de suas atividades principais, as empresas atingem suas metas de controle do gás carbônico bancando projetos de conservação ao redor do planeta.

No caso do projeto boliviano, concebido há 14 anos e tocado pela organização The Nature Conservancy (TNC) é parcialmente financiado pelas empresas de óleo e gás BP e American Eletric Power. Os cerca de 10 milhões de dólares do projeto custearam a ampliação do parque nacional e foi vitrine de estudos sobre sequestro de carbono da atmosfera.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Não faz muito tempo que os resultados desse trabalho foram questionados por outras organizações como o Greenpeace, que defendeu que projetos de redução de emissões em florestas devem ser apenas nacionais e não sub-nacionais, como tem sido exemplificado no caso de Noel Kempff.

Saiba mais sobre esta discussão aqui.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
21 de maio de 2026

Câmara proíbe embargo remoto de área desmatada sem vistoria prévia

Projeto restringe medidas cautelares usadas por Ibama e ICMBio e proíbe a queima de maquinários flagrados pela fiscalização ambiental

Podcast
21 de maio de 2026

Da nascente ao deságue no Tietê, uma jornada pelo córrego Tiquatira

O plantio de árvores nas margens do rio é apenas uma etapa no longo e complexo processo para tentar recuperar um curso d’água em plena metrópole paulistana

Reportagens
21 de maio de 2026

O legado do CBUC e um recomeço programado para junho

Por duas décadas, o Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação foi o palco para encontros que ajudaram a ditar os rumos da conservação no Brasil. Agora, é a vez da UCBIO

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.