O mecanismo global concebido para reduzir emissões de desmatamento e degradação florestal (REDD) ameaça impactar controle social local em países tropicais pobres, afirma estudo recém publicado. O artigo, divulgado na revista Science pelos pesquisadores Edward Webb e Jacob Phelps, analisa como o esquema poderia se tornar mais complexo muito em breve, não valorizando o modo de vida e as intervenções de comunidades locais.
Em nível nacional, a corrida para fazer parte de um mercado de carbono competitivo não demandaria uma tendência de descentralização em países mais pobres, onde governos têm dado a comunidades e administrações locais mais direitos e poderes para gerenciar suas florestas.
O manejo descentralizado das florestas tem aparentemente aprimorado o estoque de carbono, resultando numa quantidade maior de recursos para administrar. O mecanismos de REDD, diz o artigo, é um esquema baseado no desempenho de cada local, que aumentaria dramaticamente o valor de mercado das matas. O risco do não pagamento, resultando em problemas no manejo, iria incentivar um controle maior pelos governos centrais.
Webb e Phelps defendem que um esquema de REDD devidamente constituído é complexo e arrisca resultados positivos, se feito de modo indevido.
O estudo foi publicado dias após o lançamento de um manifesto de preocupação feito por 42 organizações não governamentais, que denunciaram a Iniciativa Paris-Oslo de não considerarem os interesses de populações locais. (Patch Bodenham)
Veja o manifesto aqui.
Leia também
Capobianco presidirá a COP 15 das Espécies Migratórias
Secretário-executivo do MMA liderará a Conferência das Partes, que este ano ocorrerá em Mato Grosso do Sul; é a primeira vez que o Brasil sedia o evento →
UTE São Paulo: Ibama nega licença prévia para a maior termelétrica a gás fóssil do país
Órgão ambiental arquivou processo de licenciamento após verificar falhas no Estudo de Impacto Ambiental apresentado; Usina estava projetada para ser construída em Caçapava (SP) →
Reforesting may be the most urgent policy to save the Amazon
Transforming already deforested areas into forest-based productive systems emerges as a decisive strategy in the face of traditional measures that are failing →





