Reportagens

Educação contra incêndios economiza

Estudo feito na Flórida demonstra que prevenção de incêndios evita perdas ambientais e econômicas. A cada dólar gasto em educação outros 35 são economizados.

Vandré Fonseca ·
22 de julho de 2010 · 15 anos atrás

Campanhas educativas para prevenir incêndios podem salvar milhares de dólares perdidos em incêndios florestais. A afirmação está em um estudo publicado na revista Forest Science, por cientistas americanos.

Os pesquisadores desenvolveram um modelo para calcular os efeitos da educação ambiental na prevenção de incêncios florestais na Flórida, entre 2002 e 2007 e analisaram como as medidas podem reduzir a ocorrência de fogo, a área queimada e o impacto sobre rede de atividades econômicas associadas. De acordo com eles, para cada dólar gasto em campanhas de prevenção, outros 35 dólares são economizados.
 
Se os investimentos na prevenção contra fogo na Flórida entre 2002 e 2007 fossem dobrados, o que significaria gastos de 500 mil dólares, poderiam ser evitados mais de 800 focos de incêndio e economizados 11 milhões de dólares por ano, em danos provocados pelo fogo e custos de combate aos incêndios. Segundo os pesquisadores, esta é a primeira pesquisa a demonstrar que os gastos em educação ambiental são efetidos para proteger a vida selvagem. (Vandré Fonseca)

Leia também

Salada Verde
18 de dezembro de 2025

Instituto mira na proteção do Cerrado, um dos biomas mais ameaçados do país

Universidades e centros de pesquisa querem integrar ciência e políticas para impulsionar conservação e desenvolvimento

Colunas
18 de dezembro de 2025

#esselivroéobicho

Poucos são os livros informativos que apresentam às crianças – com arte, ciência e estética – a diversidade da #faunabrasileira

Reportagens
18 de dezembro de 2025

Resex do Marajó alia tecnologia à conservação para proteger biodiversidade

Iniciativa da IUCN e empresa chinesa monitora indicadores das mudanças climáticas na Resexmar de Soure, para melhorar adaptação local à crise do clima

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.